Descarte de Residuos19

Blog

Relatório de sustentabilidade: sua relevância além da informação

Compartilhe via

220920 Ecoassist Sustentabilidade Site V2

Com o avanço das discussões sobre sustentabilidade, algumas pautas e práticas começaram a ganhar força e relevância. O relatório de sustentabilidade foi uma delas. Mas você sabe, de fato, o que é? 

De modo geral, é um documento de periodicidade anual que registra o desempenho e os impactos de uma empresa em relação à sustentabilidade. O relatório de sustentabilidade esg inclui parâmetros ambientais, sociais e de governança, que também podem ser categorizados como critérios ESG (Environmental, Social and Governance).

Isso faz com que as organizações sejam mais transparentes em relação aos riscos e oportunidades presentes no seu contexto. Além disso, também compartilham com a sociedade e públicos de interesse — já que é um documento público —, insights sobre desempenho e resultados. 

A seguir, explicaremos a importância do relatório de sustentabilidade, sua relação com o ESG e com a Logística Reversa. Acompanhe até o final!

A importância do Relatório de Sustentabilidade

Um relatório de sustentabilidade vai muito além das informações. É uma ferramenta indispensável para as companhias, especialmente as que possuem capital aberto. Afinal, ela tem a capacidade de impactar na imagem corporativa, na sua relação com o público de interesse e ainda gerar oportunidades para a empresa.

Sendo assim, ser sustentável já é uma realidade em todas as esferas sociais. Logo, começar e apresentar resultados e perspectivas é mais que um critério, tornou-se uma necessidade.

A relação do ESG e da Logística Reversa com as diretrizes de transparência

Talvez você esteja se perguntando o que o relatório de sustentabilidade gri tem a ver com Logística Reversa e ESG. A resposta é simples: tudo! Como explicamos anteriormente, o documento tem como objetivo compartilhar com a sociedade informações sobre ações e o desempenho ambiental, social e de governança de uma companhia, que são os três pilares do ESG.

Nesse sentido, a Logística Reversa é uma atividade que se encaixa no tópico do meio ambiente, pois corresponde a destinação ambiental e correta de resíduos dentro dos tipos de sustentabilidade.

Toda empresa, seja de qual for o porte ou segmento, certamente tem como incluir essa prática no negócio. Além de fomentar a Economia Circular e cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é o primeiro passo para começar a cumprir uma agenda ESG e compartilhar o desempenho da operação em relatórios de sustentabilidade.

Para exemplificar, veja a seguir como os temas se relacionam na prática:

Viu só como está tudo relacionado? Pode parecer distante, mas está tudo conectado.

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Responsabilidade socioambiental deixou de ser assunto distante para se tornar um desafio do cotidiano empresarial. Sua

A logística reversa de eletrônicos é um processo indispensável para lidar com o crescente volume de

Você já parou para pensar no que acontece com o lixo depois que o descartamos? A

Seja em casa, na empresa ou no condomínio, uma hora sempre chega aquele momento: o acúmulo