Um dos momentos mais aguardados por muitos está chegando: o carnaval! O período é marcado por muitas festas, atrações, fantasias e, claro, muito brilho. Além de tudo, o glitter é parte fundamental desse momento, afinal, ele deixa tudo mais animado. Mas com tantos resíduos que esta folia gera, como fazer um carnaval sustentável?
Em 2019, o carnaval em São Paulo acumulou cerca de 649 toneladas de descartáveis. No Rio de Janeiro, foram mais de 1227 toneladas de resíduos – 14% a mais do que no ano anterior, que registrou 1076 toneladas. Fez as contas aí? Muita coisa, né? Acreditamos que a folia pode – e deve – ser aproveitada, mas de um jeito consciente e sustentável.
Este post é para você que quer aproveitar a festa e ainda assim cuidar do meio ambiente. Leia até o final para conferir as dicas que separamos para você ter um carnaval sustentável.
5 dicas práticas para um carnaval sustentável
Sim, é possível curtir o carnaval – ou qualquer outra festa – sem deixar a sustentabilidade de lado. O segredo é ter acesso à informação (se você está lendo este post, ponto para você!) e se planejar. Vamos às dicas?
- Use acessórios de fácil reciclagem como alumínio. Dessa forma, isso ajuda a reduzir a quantidade de resíduos;
- Em um carnaval mais sustentável, não jogue nada no chão. Ao invés disso, sempre que precisar, faça o descarte em lixeiras, preferencialmente nas de coleta seletiva;
- Leve seu copo. Sem o uso de plástico, o número de descartáveis diminui;
- Use glitter, confete sustentável e não opte pelo paetê. Nada de poluir o meio ambiente com microplásticos. No momento de escolher o look, prefira roupas de algodão colorido;
- Reaproveite fantasias e tenha atenção com os elementos. Que tal usar tecido chita de algodão florido?
Ao sair de casa, lembre-se: opte por materiais que não são poluentes e que sejam bons para o meio ambiente.
Tudo pronto para festejar?
Agora que você já sabe como ter um carnaval sustentável, não se esqueça de anotar essas dicas, compartilhar no grupo da família e de amigos. Afinal, informações boas e úteis devem ser compartilhadas, principalmente quando elas ajudam o meio ambiente.
Desejamos um ótimo carnaval. Não deixe de curtir com responsabilidade. Use e abuse da criatividade e da sustentabilidade.