Descarte de Residuos19

Blog

Tudo que você precisa saber sobre Água Cinza

Compartilhe via

tap

Quando analisamos o consumo de água em uma residência comum de uma família Brasileira, identificamos que 90% desse volume corresponde a água cinza, segundo a SABESP. Diferente da água proveniente do vaso sanitário, a cinza é facilmente tratável para reaproveitamento, apesar de não se tornar potável.

O reaproveitamento da água cinza pode ser a melhor opção para condomínios residenciais, empresariais e até mesmo casas populares. A prática garante a economia dos recursos hídricos e consequentemente redução do custo da conta de água.

Entenda o que é e como funciona o processo de reutilização da água cinza!

O que é Água Cinza?

Já se perguntou se é possível reaproveitar a água de enxague das roupas lavadas em sua lavadora? A resposta é sim! A água cinza gerada durante a lavagem de roupas, louças e até mesmo banho, podem ser tratadas e reaproveitadas de inúmeras maneiras.

Imagine um prédio residencial de dez andares, com aproximadamente 40 apartamentos. Cada uma dessas unidades tem em média 90% do consumo proveniente de enxágues e lavagens. Ao final de um mês, qual a quantidade de água gerada foi descartada sem reaproveitamento?

Ao propor um sistema de coleta da água cinza proveniente de lavagens, é possível realizar o tratamento e reutilizá-la para descargas em vasos sanitários, lavagens de chão, automóveis, irrigação de plantas e até mesmo para abastecer uma piscina recreativa.

Condomínios residenciais e empresariais com iniciativas similares, terão destaque em comparação ao mercado, tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais dispostas a escolher opções sustentáveis. Neste cenário, a reutilização de água não apenas contribui ativamente com a preservação da água, como também promove a economia financeira.

Como tratar a Água Cinza?

Em grandes quantidades como em condomínios ou similares, a água cinza necessita de um sistema de coleta e tratamento para reuso. Algumas empresas já oferecem o serviço de gestão da água de lavatórios, bebedouros, máquinas de lavar, chuveiro, entre outros, contudo, não há obrigatoriedade em contratá-las para promover a reutilização.

Já em casas, algumas pessoas utilizam o método de coleta da água de enxágue de roupas para lavar o quintal, limpar o chão, lavar carros e até mesmo higienizar o banheiro. Contudo, somente a água da máquina de lavar é reutilizada, sendo que existem outros tipos de água cinza acessíveis em residências comuns.

Para fazer a gestão deste líquido proveniente de banhos, lavagem de louça ou roupas, existem tratamentos caseiros com cloro de piscina. Esse sistema não torna a água cinza em água potável, portanto o responsável pelo tratamento deve estar ciente de onde pode utilizar o líquido e onde não pode.

Benefícios do uso da Água Cinza

De acordo com informações divulgadas pela Organização das Nações Unidas, o consumo de água diário recomendado é de 110 litros por dia, suprindo todas as necessidades tranquilamente. Contudo, o brasileiro chega a consumir mais de 200 litros de água por dia, considerando a quantidade de banhos e lavagens no decorrer das 24 horas.

Apesar de ser comum lavar roupas uma vez por semana, o consumo de água dedicado à tarefa doméstica entra no cálculo sendo distribuída por sete dias. 

Com a implementação do sistema de reuso da água cinza, é possível economizar até 70% do consumo hídrico de uma família de 4 pessoas. Neste cenário, a conta de água reduzida também seria impactada de forma positiva. Cidadãos conscientes com iniciativas similares, fariam parte da preservação do meio ambiente e água em todo o planeta. 

Consultoria Ambiental

A Ecoassist, presente no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, não apenas gerencia resíduos sólidos em todo o país como também presta Consultoria Ambiental. Esse serviço é dedicado para clientes e beneficiários que visam a mudança de hábitos e uma vida sustentável, por exemplo.

Para segurados cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist, tanto a Consultoria Ambiental quanto o Descarte Ecológico e Projetos Ecoeficientes podem ser gratuitos. Para pessoas sem o benefício, o pacote pode ser fechado a partir da contratação do Descarte Ecológico de resíduos no geral.

Em resumo, atuamos em todo o Brasil com parceria com diversas empresas, visando a proteção da natureza e desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais sustentável. 

Entre em contato para saber mais sobre as propostas da nossa empresa e seja você também parte da mudança para um mundo melhor!

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de