O que acontece com um produto que não será mais utilizado? Qual a forma correta de destinar? Se você já se perguntou isso, certamente ainda não conhece a Logística Reversa.
Além do consumidor final, essa é uma atividade muito importante para as organizações, pois é uma das maneiras de reforçar ações ambientais como o Descarte Ecológico que inclui o processo de Logística Reversa.
Mas afinal, como fazer e como ocorre essa atividade? A seguir, explicaremos passo a passo para você começar na sua empresa.
O que é Logística Reversa
Também conhecida como Logística Inversa, a atividade de Logística Reversa é a coleta de resíduos sólidos sem vida útil que são encaminhados para destinação. Além de ser um um movimento social e econômico, é a forma ambientalmente correta, por meio do Descarte Ecológico, de destinar produtos e aumentar as chances de reaproveitamento com a reciclagem.
Como uma ação ambiental, para empresas que já possuem agenda ESG, é uma boa oportunidade de cumpri-la com a Logística Reversa, que vai muito além do descarte correto, sendo também uma forma de reciclar e fazer um melhor aproveitamento dos recursos naturais.
Na Ecoassist temos parcerias de Logística Reversa com diversas empresas, como a Panasonic e Bradesco Seguros.
Como ocorre e como implementar nas empresas
A forma prática da Logística Reversa depende da natureza do negócio e do material que será destinado. De maneira resumida, o ciclo dessa atividade pode ser dividido entre 6 principais etapas:
1- Indústria
Após receber a matéria-prima, o produto toma forma e ganha vida. Em seguida, são embalados e distribuídos em pontos de venda.
2- Distribuição
Depois do produto pronto, ele é comercializado. A distribuição acontece por diversos canais logísticos.
3- Varejo e consumidor
Por fim, finalmente, o produto chega até as lojas. Essa é a fase em que a mercadoria fica exposta ao consumidor final e pode ser adquirida ou não. A vida útil de um objeto é definida de acordo com a sua matéria-prima e usabilidade. Assim que perde sua utilidade, é descartado.
4- Descarte, coleta e seleção
Após o descarte, que deve ser feito de maneira ambientalmente correta, é feita a coleta e a separação de tudo que pode ser reciclado, considerando tudo que pode ser aproveitado futuramente.
5- Reciclagem
Tudo que foi destinado e pode ser reaproveitado é transformado em matéria-prima e pode ser usado pela indústria, seja em novas embalagens ou produtos. Essa fase integra a primeira, que se preocupa justamente em fazer com que o máximo de recursos reutilizáveis retornem à vida útil.
Para realizar a atividade, é importante ter uma empresa parceira que atue com Logística Reversa. Aqui na Ecoassist, atendemos em todo território nacional empresas de diferentes portes e segmentos. Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe.
A importância da Logística Reversa
A Logística Reversa proporciona uma série de benefícios para toda cadeia produtiva e o impacto é positivo no curto, médio e longo prazo. Alguns deles são: diminuição da poluição, diminuição do desperdício, extração de recursos naturais e redução e vantagem de custos.
Quanto mais empresas adotam esse processo, melhor será para o meio ambiente e para a cadeia produtiva.