Descarte de Residuos19

Blog

Como reduzir a frequência de sinistros e mitigar fraudes

Compartilhe via

como reduzir a frequencia de sinistros

Sua empresa é uma seguradora e já sofreu com tentativas de fraudes e a alta frequência de sinistros? De acordo com a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros), por meio do SQF (Sistema de Quantificação da Fraude), os resultados de 2018 acerca de sinistros ocorridos somaram, aproximadamente, R$ 32,9 bilhões. Deste total, R$ 5,1 bilhões derivam de sinistros suspeitos, correspondendo a 15,6% do valor total dos sinistros ocorridos. Assim, o número elevado de atividades fraudulentas traz às seguradoras a necessidade de encontrar soluções sobre como reduzir a frequência de sinistros e mitigar fraudes.

No presente artigo, aborda-se:

  • O que são sinistros;
  • Tipos de fraudes;
  • Prejuízos às empresas seguradoras;
  • Como reduzir a frequência de sinistros com o Descarte Ecológico; e
  • Como reduzir a frequência de sinistros da sua seguradora com a Ecoassist.

Fale Conosco

Mas afinal, o que são sinistros?

Primeiramente, um sinistro consiste em todo evento previsto na apólice do seguro contratado. Ou seja, todas as ocorrências que terão cobertura e serão sanadas pela seguradora, a exemplificar: furtos, roubos, colisões, etc. sejam eles involuntários, súbitos e/ou imprevistos.

Há dois tipos de sinistros, os Sinistros com Perda Parcial, em que o veículo poderá ser consertado com valor abaixo de 75% da avaliação do mesmo, e Perda Integral, quando o valor de conserto ultrapassa esse valor.

 

Tipos de Fraudes

Conforme citado, em muitos casos, ao receber uma solicitação de sinistro a seguradora pode estar sendo vítima de uma atitude fraudulenta. Sendo assim, a Ecoassist separou algumas táticas utilizadas pelos que atuam de má-fé querendo ser indenizados pela seguradora. É importante estar ciente de como atuam, pois, assim, torna-se possível prever maneiras de como reduzir a frequência de sinistros.

  • Encenar e/ou inventar um acidente, roubo, incêndio ou outra forma de perda coberta pela apólice de seguros;
  • Facilitar a ocorrência de um sinistro para receber indenização ou benefícios;
  • Falsificar documentos e/ou provas;
  • Contratar uma apólice de seguros prevendo um golpe de fraude.

 

Por fim, sabe-se que existem dois tipos de fraudes: a premeditada e a oportunista. Considera-se fraude premeditada a cometida por delinquentes e quadrilhas especializadas, e, como fraude oportunista, a cometida por cidadãos comuns ou prestadores de serviços (como assistentes técnicos).

 

Prejuízos às empresas seguradoras

 

Como resultado, não procurar soluções de como reduzir a frequência de sinistros pode acarretar sérias consequências para as seguradoras.  Em resumo, as fraudes relacionadas a sinistros podem ocasionar:

  • O aumento do ticket médio;
  • O aumento da inacessibilidade de novas camadas sociais à proteção do seguro;
  • A elevação de custos do seguro;
  • A redução de margens e a difamação da imagem das seguradoras junto ao consumidor, à imprensa e aos órgãos reguladores.

 

Como reduzir a frequência de sinistros? Conheça os benefícios do Descarte Ecológico

Dessa forma, como reduzir a frequência de sinistros? Primeiramente, o serviço de Descarte Ecológico da  Ecoassist é importante no auxílio ao combate e à mitigação das fraudes. Com a finalidade de gerar a redução de casos de sinistros e a redução de sinistros médios, a seguradora, pode oferecer o serviço de Descarte Ecológico em sua apólice de seguro.

Isto é, ao oferecer o serviço de Descarte Ecológico de Salvados através do sinistro, a empresa atuará no combate à fraude. Além disso, certamente entregará uma experiência positiva para o segurado que foi indenizado e não sabe o que fazer com o item antigo.

Do mesmo modo, as coletas de salvados podem ser realizadas em todo o território nacional, previamente agendadas e com o script de benefício. Confira abaixo os principais benefícios de dessa operação.

  • Coleta e destinação ecologicamente correta de todos os salvados gerados;
  • Atuação direta nos casos de fast-track na cobertura de danos elétricos, retirando o item “sinistrado” e não permitindo que o segurado, a assistência técnica ou o corretor revendam o item;
  • Redução da frequência de sinistro, atuando diretamente na fraude e desmantelando quadrilhas que atuam no mercado;
  • Redução do Sinistro Médio, pois as assistências técnicas deixam de declarar perda total para aproveitamento de peças. Assim, serão obrigadas a reparar o item sinistrado, reduzindo SNT Médio;
  • Impacto mínimo para implantação do projeto. O Sistema Ecoassist se adequa ao layout e processo das seguradoras. Implantação rápida, sem backlog de TI e sem atrapalhar o dia a dia da área de sinistro.

 

Saiba como reduzir a frequência de sinistros da sua seguradora com a Ecoassist

Por fim, conclui-se que com a Ecoassist é possível mitigar as fraudes, reduzir a frequência de sinistros e sinistros médios através de uma solução que, sobretudo, é ecologicamente correta.

Ao optar por tal processo, as empresas seguradoras não serão obrigadas a gastar consideráveis verbas em indenizações fraudulentas e, ainda, trarão um impacto positivo à sua imagem devido à atividade sustentável.

Veja mais sobre Marketing Verde neste link.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como reduzir a frequência de sinistros, podemos conversar mais sobre essa iniciativa e desenvolver um projeto personalizado para sua empresa! Entre em contato conosco através do e-mail comercial@ecoassist.com.br ou do número de telefone 0800 326 1000.

 

Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn

 

Fale Conosco

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Fazer o descarte de bateria é uma preocupação crescente entre os brasileiros, especialmente considerando que esses

O EPI hospitalar é fundamental para proteger profissionais da saúde contra acidentes e contaminações, mas os

Você já se perguntou se sua empresa está mesmo preparada para lidar com todas as exigências

Ações sustentáveis estão na pauta, mas sua empresa ainda sente dificuldade em transformar intenção em prática?