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Como reduzir a frequência de sinistros e mitigar fraudes

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como reduzir a frequencia de sinistros

Sua empresa é uma seguradora e já sofreu com tentativas de fraudes e a alta frequência de sinistros? De acordo com a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros), por meio do SQF (Sistema de Quantificação da Fraude), os resultados de 2018 acerca de sinistros ocorridos somaram, aproximadamente, R$ 32,9 bilhões. Deste total, R$ 5,1 bilhões derivam de sinistros suspeitos, correspondendo a 15,6% do valor total dos sinistros ocorridos. Assim, o número elevado de atividades fraudulentas traz às seguradoras a necessidade de encontrar soluções sobre como reduzir a frequência de sinistros e mitigar fraudes.

No presente artigo, aborda-se:

  • O que são sinistros;
  • Tipos de fraudes;
  • Prejuízos às empresas seguradoras;
  • Como reduzir a frequência de sinistros com o Descarte Ecológico; e
  • Como reduzir a frequência de sinistros da sua seguradora com a Ecoassist.

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Mas afinal, o que são sinistros?

Primeiramente, um sinistro consiste em todo evento previsto na apólice do seguro contratado. Ou seja, todas as ocorrências que terão cobertura e serão sanadas pela seguradora, a exemplificar: furtos, roubos, colisões, etc. sejam eles involuntários, súbitos e/ou imprevistos.

Há dois tipos de sinistros, os Sinistros com Perda Parcial, em que o veículo poderá ser consertado com valor abaixo de 75% da avaliação do mesmo, e Perda Integral, quando o valor de conserto ultrapassa esse valor.

 

Tipos de Fraudes

Conforme citado, em muitos casos, ao receber uma solicitação de sinistro a seguradora pode estar sendo vítima de uma atitude fraudulenta. Sendo assim, a Ecoassist separou algumas táticas utilizadas pelos que atuam de má-fé querendo ser indenizados pela seguradora. É importante estar ciente de como atuam, pois, assim, torna-se possível prever maneiras de como reduzir a frequência de sinistros.

  • Encenar e/ou inventar um acidente, roubo, incêndio ou outra forma de perda coberta pela apólice de seguros;
  • Facilitar a ocorrência de um sinistro para receber indenização ou benefícios;
  • Falsificar documentos e/ou provas;
  • Contratar uma apólice de seguros prevendo um golpe de fraude.

 

Por fim, sabe-se que existem dois tipos de fraudes: a premeditada e a oportunista. Considera-se fraude premeditada a cometida por delinquentes e quadrilhas especializadas, e, como fraude oportunista, a cometida por cidadãos comuns ou prestadores de serviços (como assistentes técnicos).

 

Prejuízos às empresas seguradoras

 

Como resultado, não procurar soluções de como reduzir a frequência de sinistros pode acarretar sérias consequências para as seguradoras.  Em resumo, as fraudes relacionadas a sinistros podem ocasionar:

  • O aumento do ticket médio;
  • O aumento da inacessibilidade de novas camadas sociais à proteção do seguro;
  • A elevação de custos do seguro;
  • A redução de margens e a difamação da imagem das seguradoras junto ao consumidor, à imprensa e aos órgãos reguladores.

 

Como reduzir a frequência de sinistros? Conheça os benefícios do Descarte Ecológico

Dessa forma, como reduzir a frequência de sinistros? Primeiramente, o serviço de Descarte Ecológico da  Ecoassist é importante no auxílio ao combate e à mitigação das fraudes. Com a finalidade de gerar a redução de casos de sinistros e a redução de sinistros médios, a seguradora, pode oferecer o serviço de Descarte Ecológico em sua apólice de seguro.

Isto é, ao oferecer o serviço de Descarte Ecológico de Salvados através do sinistro, a empresa atuará no combate à fraude. Além disso, certamente entregará uma experiência positiva para o segurado que foi indenizado e não sabe o que fazer com o item antigo.

Do mesmo modo, as coletas de salvados podem ser realizadas em todo o território nacional, previamente agendadas e com o script de benefício. Confira abaixo os principais benefícios de dessa operação.

  • Coleta e destinação ecologicamente correta de todos os salvados gerados;
  • Atuação direta nos casos de fast-track na cobertura de danos elétricos, retirando o item “sinistrado” e não permitindo que o segurado, a assistência técnica ou o corretor revendam o item;
  • Redução da frequência de sinistro, atuando diretamente na fraude e desmantelando quadrilhas que atuam no mercado;
  • Redução do Sinistro Médio, pois as assistências técnicas deixam de declarar perda total para aproveitamento de peças. Assim, serão obrigadas a reparar o item sinistrado, reduzindo SNT Médio;
  • Impacto mínimo para implantação do projeto. O Sistema Ecoassist se adequa ao layout e processo das seguradoras. Implantação rápida, sem backlog de TI e sem atrapalhar o dia a dia da área de sinistro.

 

Saiba como reduzir a frequência de sinistros da sua seguradora com a Ecoassist

Por fim, conclui-se que com a Ecoassist é possível mitigar as fraudes, reduzir a frequência de sinistros e sinistros médios através de uma solução que, sobretudo, é ecologicamente correta.

Ao optar por tal processo, as empresas seguradoras não serão obrigadas a gastar consideráveis verbas em indenizações fraudulentas e, ainda, trarão um impacto positivo à sua imagem devido à atividade sustentável.

Veja mais sobre Marketing Verde neste link.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como reduzir a frequência de sinistros, podemos conversar mais sobre essa iniciativa e desenvolver um projeto personalizado para sua empresa! Entre em contato conosco através do e-mail comercial@ecoassist.com.br ou do número de telefone 0800 326 1000.

 

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