Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos.
Sabemos que os eletrodomésticos são a segunda maior fonte de gasto com consumo de energia residencial, ficando atrás apenas do chuveiro. Contudo, também contamos com o fator – desperdício –, grande corroborador não apenas com o custo financeiro no final do mês ao pagar a conta de energia elétrica, mas também com insustentabilidade ambiental.
Você sabia que nós, brasileiros, desperdiçamos em média 15% de toda energia produzida no país?! Esse dado foi levantado pela Eletrobras e acredite: não, não é pouco! Está longe desta ser uma estatística satisfatória. Por isso, precisamos buscar caminhos que proporcionem o consumo consciente de energia, de modo que também possamos manter nosso conforto. Para isto, veja a seguir como gastar menos energia através do uso adequado dos principais eletrodomésticos.
Entre em contato!
Geladeiras, frigobares e freezers
No consumo de energia no cotidiano, esteja sempre atento:
- Para economizar o consumo de energia com refrigerador, verifique se o qual você deseja comprar vem o selo PROCEL. Este é um indicativo da eficiência energética do produto. A letra “A” (faixa verde) confere maior eficiência energética; a letra “G” (faixa vermelha) confere menor eficiência energética. Isto é, os aparelhos classificados com a letra “A” são certificadamente mais econômicos em relação àqueles classificados com a letra “G”;
- Cheque se borracha de vedação do refrigerador está em bom estado de uso. Isso porque as borrachas deterioradas promovem a troca de calor entre o produto e o ambiente externo, mantendo-o em funcionamento por mais tempo. Consequentemente, acaba gerando o consumo de energia em excesso. Portanto, as borrachas de vedação devem ser substituídas assim que forem observados os primeiros traços de desgaste.
Máquinas e secadores de louça e roupas
Energeticamente é mais interessante que você lave o volume máximo de itens que a máquina de lavar permite, em sua maior potência, para que ela não seja ligada diversas vezes durante o dia ou a semana. Essa dica te ajuda a reduzir consumo de energia, bem como no gasto com água.
Televisão
O consumo de energia da televisão leva uma média de 10 a 30 kWh, sendo responsável por até 15% de gasto energético em apenas uma residência. Por isso, evite deixar a televisão em “modo espera”, ou dormir sem antes ativar seu timer para que desligue automaticamente sem seguida. Vale lembrar também que as TV’s de LCD consomem menos energia. Em contrapartida, quanto maior seu tamanho, maior será o custo energético.
Forno microondas
Assim como a geladeira, o selo PROCEL deve constar no produto durante a compra, garantindo que você tenha conhecimento sobre o nível de gasto energético que ele trás.
Sabe aquela luzinha que permanece acesa quando o micro ondas não está em uso, mas apesar disso se encontra ligado na tomada?! Ela gera gasto de energia, podendo representar até 12% do consumo mensal. Por isso, desligue o aparelho da tomada quando não estiver mais utilizando-o.
Consumo de energia consciente
Ao seguirmos os procedimentos indicados a fim de reduzir o consumo de energia, não estamos valorizando apenas nossa saúde financeira, mas também salvando o meio ambiente. Afinal, a natureza tem sido a principal vítima do descaso generalizado da população mundial.
Confira nosso artigo que falamos Como Descartar Eletrodomésticos da Maneira Certa
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn