Descarte de Residuos19

Blog

Saiba como descartar guarda roupa e armário usados

Compartilhe via

desmobilizacao empresarial

A preocupação com o consumo consciente e destinação correta do lixo reciclável, tem se tornando frequente entre os brasileiros. Solicitar o serviço para descartar guarda roupa usado ou demais móveis velhos, pode ser a solução sustentável que você procura. 

Constituídos em sua maior parte de MDF ou MDP, os armários usados são destinados à reciclagem e viram biomassa, produzindo combustível para indústrias. Ao realizar a destinação adequada aos móveis, a reutilização é garantida, bem como a proteção do meio ambiente.

Fale Conosco

É crime descartar guarda roupa em qualquer lugar?

Conforme estipula a lei federal nº 12.305/2010, todo fabricante, produtor, comerciante, distribuidor, importador ou cidadão, se torna responsável pelo bem adquirido ou produzido. A legislação institui a responsabilidade compartilhada pela vida útil de um resíduo e sua destinação ambientalmente adequada, sendo passível de multa o descarte em locais irregulares.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi criada a fim de reduzir os impactos negativos causados pelo descarte incorreto de resíduos no meio ambiente. Com a Política de Logística Reversa, é possível restituir os resíduos ao ciclo de produção inicial, como matéria-prima, aos fabricantes.

O descarte de móveis de forma inadequada, gera acúmulo de lixo em vias públicas e causam alagamentos em grandes cidades. Uma pesquisa realizada pelo site Recicla Sampa apontou que somente na região central de São Paulo, são retiradas cerca de 82 toneladas de lixo mensais, das 45 mil bocas de bueiro. Grande parte do volume de resíduos não é removida e migra para rios e mares através do canal de esgoto.

Onde descartar um guarda-roupa?

Com o objetivo de auxiliar cidadãos à ter hábitos sustentáveis e responsabilidade com o meio ambiente, a Ecoassist estendeu o serviço de Descarte Ecológico à pessoas físicas. O orçamento e agendamento pode ser realizado através de um dos canais de atendimento, bem como via seguradoras, caso possua seguro residencial e sua apólice ofereça a opção.

Nossos profissionais comparecem na residência ou empresa no dia e período agendado, equipados com os EPIs necessários para retirar resíduos sólidos de todos os tamanhos. O processo de reciclagem de guarda-roupa inicia quando o material recolhido é direcionado ao centro de triagem, onde passa pela desmontagem e descaracterização. 

Cada tipo de componente é enviado para a destinadora correspondente, retornando ao início do processo de produção como matéria-prima. Em caso de guarda roupa ou outros móveis, a reciclagem de madeira é o foco principal, convertendo o resíduo em novos produtos ou combustível a base de biomassa.

Parafusos, pregos e demais ferragens utilizadas na composição do móvel, tornam-se inteiramente reutilizáveis, bem como plásticos ou outros materiais recicláveis. Em caso de itens contaminados e sem possibilidade de reaproveitamento, direcionamos para um aterro sanitário controlado. 

A coleta pode ser solicitada para produtos de todos os tamanhos, incluindo guarda-roupas de casal ou maiores.

Além da coleta de móveis, também atuamos com:

  • Sofá velho;
  • Colchões usados;
  • Móveis em geral;
  • Aparelhos eletrônicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Restos de obra e entulho;
  • Papelaria no geral.

Doação de guarda-roupa usado

Caso o item esteja em boas condições de uso, o contratante poderá optar pela doação de guarda-roupa usado, bem como outros móveis e equipamentos. O serviço de coleta de móveis é realizado normalmente pela equipe Ecoassist no local marcado, no entanto não direcionamos o produto para reciclagem, mas sim para um local de sua escolha.

Dessa forma, permanece na opção do contratante escolher a doação de móveis para instituições sociais selecionadas pela Ecoassist ou qualquer outro beneficiário de sua preferência. A transferência é realizada por nosso time, com máxima eficiência e cuidado com o bem.

Caso você tenha seguro residencial, cheque sua apólice para saber se compreende o descarte de móveis gratuito. Temos parcerias com diversas seguradoras, ofertando serviços sustentáveis diversos. Se preferir, entre em contato com nossa central para saber mais sobre este benefício!

Receba o certificado de descarte de móveis

Ao contratar o serviço de Descarte Ecológico com a Ecoassist com ou sem parceria com seguradoras, o contratante recebe o Certificado de Destinação Final. Também conhecido como CDF, o documento atesta que a lei foi cumprida e o material foi descartado de forma ambientalmente adequada.

Em outras palavras, o certificado também comprova sua colaboração com a preservação do meio ambiente e proteção dos nossos recursos naturais. 

Além disso, se você é uma empresa em busca de um serviço de coleta de móveis de escritório ou demais resíduos, saiba que atendemos todos os portes. Entre em contato e saiba mais!

Entre em Contato!

Leia também: Moda Sustentável e os Impactos do Fast Fashion

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de