O termo ESG (Environmental, Social and Governance) se popularizou em toda sociedade nos últimos anos. Em resumo, é um conjunto de práticas que visam o desenvolvimento social, empresarial e ambiental.
Essa é uma pauta recorrente entre as empresas. Práticas como Relatório de Sustentabilidade são cada vez mais comuns, com objetivo de estabelecer uma relação de transparência entre companhias, sociedade e stakeholders. Neste post, vamos explicar o que é ESG, sua importância e como nós, da Ecoassist, atuamos com soluções desse tipo.
O que é ESG
A sigla ESG é usada para se referir a práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Seu principal objetivo é implementar ações que minimizem ou fortaleçam essas três frentes, mantendo o equilíbrio com boas práticas com o ambiente a sua volta.
O termo surgiu, de fato, em 2005, em um relatório – “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”, em tradução livre) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, 20 instituições financeiras de nove países diferentes se reuniram para discutir projetos e possibilidades de inclusão de ações ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços e corretagem de títulos e pesquisas que tinham relação com o tema.
Ao final, o relatório concluiu que esses fatores tinham grande capacidade de gerar melhores resultados para a sociedade e mercados mais sustentáveis.
Atuação da Ecoassist
Como uma empresa especializada em Logística Reversa, oferecemos serviços para o mercado que estão alinhadas com os pilares ESG, como Projetos Ecoeficientes e Consultoria Ambiental, por exemplo, integrados a Logística Reversa, que visam entregar soluções para o desenvolvimento sustentável.
Atendemos empresas de todos os segmentos e portes, assim como pessoas físicas. A Logística Reversa é, sem dúvida, uma importante ferramenta para alcançarmos um mundo mais sustentável e com mais práticas ESG.
A importância do ESG
Desde seu surgimento, o ESG tem como objetivo gerar um equilíbrio entre as atividades empresariais, ambientais e sociais. No contexto atual, em que muitos problemas ambientais como queimadas, aumento do desmatamento e a baixa porcentagem de reciclagem no Brasil, consequência da destinação inadequada de resíduos, se encontram em um estágio crítico, adotar iniciativas desse tipo é muito importante. Somente assim teremos perspectivas de um futuro mais sustentável para essa e as próximas gerações.
Para começar, que tal destinar de forma ambientalmente correta seus resíduos? Entre em contato com a nossa equipe clicando aqui.