O gerenciamento de resíduos em supermercados é essencial em qualquer negócio, afinal, como em outros estabelecimentos comerciais, eles são responsáveis por gerar uma série de resíduos. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), no ano de 2017 o segmento apresentou uma perda de R $54 milhões a menos do que em 2016.
No mesmo período, os descartes de açougue, frutas, legumes e verduras; peixaria e padaria, foram de R $3,927 bilhões para R $3,981 bilhões. Em 2015, o valor total de desperdício de todos esses alimentos atingiu o marco de R $4,8 bilhões.
Materiais como sacolas plásticas também não ficam para trás. Segundo pesquisas, só em 2018 o Brasil produziu aproximadamente 79 milhões de toneladas de poluentes, sendo um deles o plástico, que representa 13,5% desse volume, com 11,3 milhões de toneladas.
Porém, embora alguns dos resíduos sólidos produzidos por supermercados sejam recicláveis, como as sacolas plásticas, itens como esse, quando perdem sua vida útil, acabam sendo descartados incorretamente e virando poluentes.
A seguir, confira o passo a passo de como fazer o descarte ecológico em supermercados!
1- Conheça os tipos de resíduos produzidos em um supermercado
Para fazer o gerenciamento de resíduos em supermercados corretamente, é fundamental conhecer e diferenciar cada tipo de resíduo. Dessa forma, é possível fazer a seleção e separação adequada dos materiais. Papelão, plástico e orgânicos, por exemplo, são diferentes e cada um necessita de um processo de destinação.
Por isso, é importante criar um depósito temporário de resíduos (DTR), abrigos externos que armazenam tudo que é reciclável e será encaminhado para coleta externa.
2- Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PRGS)
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PRGS) é um documento com periodicidade anual, que serve para atestar que o supermercado está habilitado para gerenciar os resíduos gerados em suas operações. Deve ser apresentado às autoridades fiscalizadoras municipais.
Essa ação, além de estar seguindo a lei 12.305/2010, é uma forma de garantir o processo adequado e qualificado de gerenciamento de resíduos para o estabelecimento.
3- Envolva os colaboradores e invista em treinamentos
Para que a mudança e principalmente a conscientização aconteça de maneira efetiva, é importante ter a participação e contribuição de todos. Por isso, além das práticas diárias, converse e invista em treinamentos para sua equipe.
4- Logística reversa e o pós-consumo
Uma das ações que faz com que cada vez mais os produtos sejam destinados corretamente, é a logística reversa. O processo garante que o objeto, quando não for mais utilizado, seja descartado corretamente.
O comércio, em geral, pode fazer parcerias com empresas que prestam esse tipo de serviço e disponibilizar pontos de coleta para a população. Com isso, a reciclagem é feita e o estabelecimento passa a fazer parte da cadeia do descarte ecológico.
5- Contrate uma empresa especializada para realizar o gerenciamento de resíduos em supermercados
Após todo processo de separação do material, é importante ter um parceiro especializado capaz de realizar o gerenciamento de resíduos em supermercados, para assim ter sucesso. Na Ecoassist, além do Descarte Ecológico, também realizamos operações de logística reversa.
A destinação correta de resíduos é parte fundamental da cadeia sustentável. Supermercados, como grandes geradores de resíduos, devem ter atenção e colocar em prática o descarte ecológico.
Para mais informações, fale com a nossa equipe.