O video game nem sempre foi tão popular e de fácil acesso como conhecemos hoje. Com isso, história da Atari traz uma representação revolucionária para o mercado de videogames. Mesmo com opções como o Tennis for Two, Spacewar ou console Magnavox Odyssey, foi a Atari a responsável pela popularização dos jogos eletrônicos.
Neste post, vamos contar mais sobre a história da Atari, dos principais percursos da sua história e um pouco do nosso museu.
História da Atari: o início e trajetória
A história da Atari começa com o estudante de engenharia Nolan Bushnell, estadunidense, que trabalhava em uma empresa de tecnologia e sempre ficava encantado com os aparelhos de fliperama.
Sendo assim, um dos aspectos que mais chamava sua atenção era o quanto aquilo gerava dinheiro. Bushnell abandonou seu emprego e fundou sua própria empresa com seu parceiro Ted Dabney.
Em 1971, a dupla criou seu primeiro jogo, o Computar Space, que foi um dos primeiros arcades comerciais da história e se destacou por suas inovações. A Atari foi fundada em 1972, quando a marca passou por reformulações, inclusive mudando seu nome. A partir desse momento, a Syzygy passou a se chamar Atari.
De cara nova, a empresa Atari lançou Pong para fliperamas. Porém, mesmo com diversos lançamentos, a empresa buscava mais inovações. Com isso, em 1975, surgiu a nova versão de Pong e outros tantos modelos como Breakout, adaptado pela dupla Steve Wozniak e Steve Jobs.
A queda
Devido ao crescimento da empresa, o clima era de bastante liberdade e comemoração nos escritórios. Todavia, em 1978, essa situação teve uma mudança. Assim como Dabney, ele acabou abandonando a empresa.
Nesse meio tempo, os outros desenvolvedores também resolveram abandonar a empresa. Nomes como David Crane, Larry Kaplan, Bob Whitehead e Alan Miller deixaram a empresa e fundaram a Activision, em 1979.
Uma série de fatores causados pela própria empresa e pelo mercado ocasionaram uma crise. Havia diversos consoles acumulados, jogos lançados sem controle de qualidade e prazos inviáveis para desenvolvedores. Com isso, em 1986, o mercado de games entrou em uma crise e, a partir deste momento, levou ao fim da produção de Atari video games.
Atari no Museu Ecoassist
No Museo Ecoassist, guardamos um dos consoles Atari como parte de sua história da Atari. Afinal, não é porque um produto perdeu sua serventia primária, que ele deixa de representar a grande empresa que revolucionou o mercado de video games.