A história da câmera fotográfica traz uma longa tragetória na forma de registrar momentos especiais. Afinal, essa é uma prática que existe há anos. Assim, conforme foi se aprimorando cada vez mais, trouxe diversas possibilidades de captura, edição e veiculação graças a evolução da câmera fotográfica.
Mas você sabe como tudo aconteceu? Quais foram os principais marcos da história desse aparelho até chegar nos modelos que conhecemos hoje? Em homenagem ao Dia do Fotógrafo, celebrado no dia 8 de janeiro, vamos contar mais sobre a história da câmera fotográfica. Confira neste post!
História da câmera fotográfica: O início e o desenvolvimento
Ao longo da história da câmera fotográfoca, a fotografia pôde ser definida como uma técnica de captação de imagens. Esse processo, por sua vez, é feito mediante a exposição luminosa em uma superfície sensível.
Existem boatos de que o primeiro registro fotográfico foi feito há muitos anos por alquimistas na antiguidade. Com isso, a primeira foto foi registrada na França, em 1826, por Joseph Nicéphore Niépce.
A primeira câmera fotográfica surgiu em 1839 e também foi criada por um francês, Louis Jacques Mandé Daguerre. Depois de algum tempo, em 1888, com o surgimento da marca Kodak, a fotografia ganhou popularidade, com uma das primeiras cameras fotograficas.
Além disso, também é preciso destacar que a ideia de que a invenção da máquina fotográfica podia ser transportada foi uma verdadeira revolução para o mercado da fotografia. Aliás, a criação deste aparelho é graças ao inventor de filme fotográfico George Esteman.
A Kodak também foi a responsável por comercializar, em 1935, o primeiro filme fotográfico colorido. Por outro lado, já na segunda metade do século XX na história da câmera fotográfica, surgiram as máquinas portáteis. Elas foram comercializadas para amadores, como a Polaroid na década de 60, que é um estilo de câmera ainda bastante utilizada.
Na atualidade
Foi na virada do século XXI, com a força e o impacto da tecnologia digital, que o universo da tecnologia foi impactado de maneira significativa.
Os aparelhos analógicos foram cedendo espaço para os digitais desde a captura, edição e veiculação de imagens. Dessa forma, com cada vez mais inovação, investimento em tecnologia e sofisticação, as câmeras fotográficas continuam transformando as imagens.
Museu Ecoassist
Como todo objeto tem seu valor e sua história, nós acreditamos que eles são eternamente valiosos. E depois de conhecer mais sobre a história da câmera fotográfica, veja só as câmeras que temos aqui no Museu da Ecoassist.