Descarte de Residuos19

Blog

História do telefone: conheça sua evolução até os dias de hoje

Compartilhe via

pavan trikutam 71CjSSB83Wo unsplash 1

Com fio, sem fio, seja qual for o modelo, a história do telefone faz parte da vida de grande parte das pessoas. Além disso, ele é responsável por intermediar ligações e mensagens.

Mas nem sempre tudo foi tão simples e ágil como conhecemos, não é mesmo? Neste post, vamos conhecer a história do telefone e como foi a sua evolução até os dias de hoje. Confira!

O surgimento como aprimoramento do telégrafo 

Há uma teoria de que a invenção do telefone ocorreu acidentalmente com objetivo de aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, aparelho semelhante ao telefone. Assim, através de correntes elétricas, eram enviada aos pulsos com mensagens codificadas em pontos ou linhas. Porém, ainda era lento, pois era possível enviar apenas uma mensagem. 

Foi nesse momento que a história do telefone se iniciou e Graham Bell identificou a possibilidade de criar algo que fosse mais ágil e eficiente. Isto é, algo que transmitisse mais de uma mensagem de uma só vez. Apesar de não ser uma ideia nova na época, tiveram algumas tentativas, mas foi o norte-americano que concretizou a criação.

Com isso, os experimentos tiveram a participação de Thomas Watson, que foi o primeiro a ouvir a voz humana por um telefone. Tudo isso aconteceu em junho de 1875. Alguns anos depois,  foram feitas pesquisas com o objetivo de desenvolver uma membrana para transformar o som em corrente e reproduzir o ruído novamente no outro posterior.

Em março de 1876 foi o marco de sucesso, com as primeiras palavras transmitidas por Graham Bell. Após um ano, Bell foi o responsável por fundar a Companhia Telefônica Bell, que algum tempo depois se tornou a American Telephone & Telegraph, considerada a maior companhia telefônica do mundo.

Hitória do telefone no Brasil

A história do telefone e sua evolução no Brasil começa com a primeira linha telefônica feita em 1877, após uma ordem do imperador Dom Pedro II. Sendo assim, a linha telefônica conectava o Palácio da Quinta da Boa Vista às casas ministeriais. 

Dessa forma, o longo dos anos, o telefone foi se modernizando e aprimorando até chegar na história do celular, com as opções que temos hoje. Logo, esse é um eletrônico que está em constante evolução e a cada ano que passa surgem novos modelos. 

História do telefone no Museu Ecoassist

Por fim, além das televisões que abordamos na última publicação desta série, também temos telefones no museu da nossa sede, que são verdadeiros patrimônios históricos.

No Museu Ecoassist, você pode conferir alguns modelos telefones antigos que alguns de nossos clientes descartam como resíduos.

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de