Quem não gosta de aproveitar um domingo em casa assistindo filme? Sempre acompanhado da querida pipoca, de um cobertor e claro, da TV! Para que a experiência de cinema em casa fique cada vez mais emocionante foi criado o home theater. Mas e quando o sistema não serve mais, o que fazer?
Confira neste post, tudo sobre o que é home theater e como descartá-lo corretamente!
O começo de tudo
O “home theater” significa “cinema em casa” e é composto por caixas de som potentes que criam a profundidade e amplitude sonora responsável por deixar o momento do cinema em casa bem especial. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Em 1950 quando a televisão chegava no Brasil, era costume das famílias se reunirem e até mesmo convidar amigos e vizinhos para assistirem televisão. Nessa época, as pessoas usavam a TV para assistir filmes, shows, noticiários e novelas.
Já em 1970, o conceito de assistir televisão como se estivesse em um cinema ganhou força. Com isso, nesse momento surgiram os aparelhos de videocassete e os amplificadores de som, conhecidos como “receptores”. Além disso, não podemos nos esquecer que antigamente esses aparelhos tinham um preço muito alto e só recentemente sua aquisição foi mais democratizada.
Dessa forma, as pessoas puderam assistir mais tv em casa e criar sua experiência cinematográfica, onde mais para frente evoluiria para o home theater. Diante disso, no final da década de 1990 surgiram os DVDs e a tecnologia de transmissão de imagens melhorou muito. Naquela época, sobretudo, ninguém imaginava que os serviços de streaming viriam a existir, com uma infinidade de títulos a um clique de distância.
Como funciona o home theater
Com o avanço tecnológico, TVs mais potentes surgiram, com imagens cada vez mais nítidas e telas cada vez maiores foi necessário investir em um bom som. Afinal, é o som que dá vida às cenas, que traz a emoção dos passos, da trilha sonora, dos diálogos e efeitos sonoros. Logo, tendo consumidores cada vez mais exigentes, foi aí quando surgiu o home theater.
Entender como funciona o home theater é simples. O aparelho conta com o sistema surround sound, que explora melhor os diferentes canais de áudio utilizados em um filme. Isso quer dizer que, enquanto há um diálogo na tela, é possível ouvir o diálogo por um canal de som, e os barulhos do ambiente dos personagens, em outro. Essa tecnologia permite ressaltar ou encobrir sons, de acordo com o que a pessoa desejar.
No cinema isso é bem mais perceptível devido ao conjunto de altos falantes posicionados por toda a sala. Deste modo, assim como as caixas de som do cinema, o home theater tem o objetivo de reproduzir essa experiência a partir do posicionamento das caixas em pontos estratégicos. Isto é, para ser possível de aproveitar todos os canais de áudio.
Atualmente é possível encontrar vários modelos de home theater com quantidades diferentes de canais, desde modelos de 2 até 7 canais que exploram os padrões de áudio das empresas DTS e Dolby. A DTS se desenvolveu na década de 90 e sua versão mais comum é o formato DTS 5.1, com 5 canais primários e 1 grave, suportando até 7 canais de áudio. Por outro lado, a Dolby Digital é semelhante a anterior, e seu formato mais conhecido é Dolby Digital 6.1 com um sexto canal traseiro central, e o Dolby 7.1 que tem a capacidade de reproduzir até 8 canais de áudio.
Como descartar um home theater
Com as televisões cada vez mais modernas, é natural que os produtos eletrônicos fiquem obsoletos e tenham de ser trocados. Isso aconteceu com os DVDs que saíram de cena para entrar os streamings e com tantos outros produtos, gerando o lixo eletrônico. Entretanto, é comum ver esses materiais sendo descartados da maneira indevida, causando diversos impactos no meio ambiente e para a biodiversidade. Mas podemos fazer diferente!
Se você precisar descartar home theater velho, então pode contar com a Ecoassist! Somos uma empresa de Descarte Ecológico, ou seja, seu produto antigo não será descartado de qualquer jeito, nem vai correr o risco de ir parar em um terreno baldio.
Nós buscamos seu eletrônico na sua casa e descartamos de forma ecologicamente correta sem agredir ao meio ambiente. As opções de descarte costumam ser duas: coprocessamento ou reciclagem. No caso do home theater, sua destinação final é a reciclagem onde todas as peças serão reaproveitadas pela indústria. Seja qual for a opção você pode ter certeza que seu produto não se transformará em lixo, mas será reintegrado à cadeia produtiva sem prejudicar a natureza.
Para descartar seu home theater com a Ecoassist você pode preencher o formulário abaixo para que nossa equipe de consultores entre em contato, ou pode nos chamar pelo WhatsApp!