Certamente o fogão que está aí na sua casa serve, neste momento, apenas para o preparo de alimentos. De fato, essa é a utilidade primária desse objeto. Mas a partir do momento que ele não será mais usado e é descartado, quais as possibilidades de reaproveitamento? A resposta está na logística reversa de fogão, que possibilitará a disposição final ambientalmente correta do mesmo.
Afinal, o processo permite que os materiais encontrados nas diversas partes do eletro possam ser reaproveitados em outros produtos. Essa área da logística, sobretudo, é a responsável por cuidar de toda destinação e ampliar as possibilidades de reaproveitamento. Por isso, hoje você vai entender como funciona a logística reversa de fogão e qual a sua importância para o meio ambiente.
Como funciona a Logística Reversa de um fogão?
A versatilidade de reaproveitamento do fogão é ampla, pois ele é um eletrodoméstico constituído por vários tipos de materiais em sua montagem. Assim, esse é um fator positivo, já que o objeto em quase toda sua totalidade gera novas possibilidades de reuso.
Além disso, este item é direcionado para a destinação final sem comprometer o meio ambiente, caso tenha contaminações ou danos que impossibilitem o aproveitamento. Veja a seguir como funciona o processo.
Por outro lado, quando o descarte de fogão velho é feito de forma inadequada, nada disso é possível. Dessa forma, o objeto acaba contribuindo com o aumento da poluição e contaminação na água e no solo.
Por que fazer o descarte correto do fogão?
A Logística Reversa faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que desde 2010, quando entrou em vigor, estabelece que empresas e pessoas façam a destinação de seus resíduos de forma ambientalmente correta.
Logo, esse é o caminho para aproveitar os recursos renováveis com mais responsabilidade e estabelecer a economia circular. Tudo isso sem contar que fazer a logística reversa de eletrodomésticos, como o fogão, é fundamental para desenvolver a consciência ambiental no combate a poluição.
Vamos juntos construir um planeta mais sustentável e consciente?