Descarte de Residuos19

Blog

“Mais vida, menos lixo”: dúvidas sobre economia circular

Compartilhe via

image003 2

* Economia Circular – Conteúdo via National Geographic Brasil.

Muito se fala sobre as problemáticas do planeta Terra. Uma das principais, sem dúvidas, é a poluição e o descarte excessivo de lixo no meio ambiente, mas a boa notícia é que existem algumas formas de reverter essa situação, como a implantação da Economia Circular.

A economia circular é um conceito que liga o desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais e reaproveitamento do lixo. Dessa forma, o processo ocorre através de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Para entender mais sobre o que é economia circular, a National Geographic reuniu as principais dúvidas sobre o tema. Confira:

Economia circular e reciclagem são a mesma coisa?

Não, mas elas possuem relação. A reciclagem faz parte do ciclo da economia circular, mas ela não é tudo. Na economia circular todo o caminho da matéria prima é pensado, desde o design até o que será feito após o fim da vida útil. E é nessa fase, por exemplo, que então entra o processo de reciclagem.

Os materiais são todos desenhados para tornar os bens de consumo sustentáveis. Depois, é fazê-los voltar ao início do ciclo quando não forem mais úteis, ao invés de serem descartados.

A economia circular é mais sustentável que a linear?

Sim, e essa é a principal diferença entre a economia circular e linear. Enquanto a economia linear – modelo aplicado na maior parte do mundo – não planeja o caminho do produto, a circular preza pela reutilização dos materiais e pelo consumo consciente, estendendo a vida destes. Neste caso, na linear, a matéria prima, muitas vezes, acaba descartada após o fim de sua vida útil.

Com isso, boa parte desse lixo acaba nos mares e em outros ecossistemas. Já na economia circular, todos os resíduos são vistos como “recursos em potencial”, que devem necessariamente ser reaproveitados no próximo ciclo produtivo – ou então se tornar matéria orgânica no solo. 

Como implementar esse conceito?

Hoje, algumas empresas e organizações até apostam em linhas de produção que valorizam a sustentabilidade e a reutilização, mas são poucas. Para que esse conceito de economia circular se torne realidade, é necessária uma mudança global de valores, de acordo com especialistas.

Em entrevista à National Geographic, Edson Grandisoli, pesquisador do programa Cidades Globais, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), ressalta que o pensamento contemporâneo sobre o coletivo precisa ser posto de lado para que as alternativas sustentáveis sejam, de fato, implementadas.

“Os obstáculos a uma economia mais sustentável devem ser superados coletivamente. Não vale a pena pensar em desistir de certas coisas e ter maiores ganhos em nível coletivo em um momento como este, quando estamos passando por uma crise como esta?”, questiona.

As atitudes individuais importam?

Sim e muito! Apesar da aplicação de uma economia circular envolver uma mudança estrutural em todo o ciclo de processo produtivo, as atitudes individuais são indispensáveis para diminuir a quantidade de lixo descartada no meio ambiente.

A reciclagem, a diminuição do uso de plástico no dia a dia, o descarte regular de eletrônicos, entre outros hábitos, são grandes passos para que façamos nossa parte no caminho da preservação ambiental.

Para saber mais…

No terceiro episódio do Nat Geo Podcast”, o apresentador André Carvalhal e as ativistas ambientais Cristal Muniz e Fe Cortez conversam sobre a Economia Circular, o cenário atual em volta da problemática, possíveis soluções e sobre atitudes individuais e coletivas para amenizar os problemas. Ouça agora na Rádio Disney, Youtube, Spotify e Apple Music.

A produção do “Nat Geo Podcast”, da National Geographic Brasil, faz parte da campanha O Que Você Faz Importaque – por meio de múltiplas plataformas e diversas iniciativas – busca promover a conscientização ambiental sobre a importância de uma ação coletiva para o planeta.

 

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Fazer o descarte de bateria é uma preocupação crescente entre os brasileiros, especialmente considerando que esses

O EPI hospitalar é fundamental para proteger profissionais da saúde contra acidentes e contaminações, mas os

Você já se perguntou se sua empresa está mesmo preparada para lidar com todas as exigências

Ações sustentáveis estão na pauta, mas sua empresa ainda sente dificuldade em transformar intenção em prática?