Renovar a decoração da sala, do quarto ou até mesmo da cozinha é sempre um momento empolgante. No entanto, junto com essa renovação vem uma responsabilidade importante: garantir que os móveis antigos sejam descartados corretamente. O descarte de móveis velhos é um desafio e tanto, já que a escolha errada pode afetar não só você, mas também a sociedade e o meio ambiente.
Neste guia, você aprenderá de forma prática e simples como descartar seus móveis usados de maneira responsável. Vamos mostrar como e onde realizar o descarte, como solicitar a coleta gratuita e como garantir que seus itens sejam tratados de forma eficiente e sustentável!
Acompanhe-nos!
Descarte de móveis velhos: Qual a importância de descartar corretamente?
Abandonar móveis velhos de maneira inadequada, como deixar um colchão velho ou sofá velho em locais públicos, pode resultar em sérios problemas ambientais, de saúde e até mesmo gerar punições legais.
A questão do abandono em vias públicas ou até mesmo em terrenos pode acarretar alagamentos, propagação de pragas e a decomposição dos materiais pode contaminar o solo. Quando não somente abandonados mas também queimados, itens como sofás, com suas estruturas de madeira tratada, tecidos sintéticos e metais, liberam grandes quantidades de CO2, contribuindo para o aquecimento global e poluição tóxica.
Para evitar o descarte inadequado de resíduos e suas consequências, foi sancionada a Lei nº 12.305/10, que prevê punições para quem não pratica a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.
Como funciona a coleta de móveis velhos?
A coleta seletiva promovida gratuitamente pela prefeitura das cidades muitas vezes não inclui a retirada de móveis grandes, como sofás, mesas, cadeiras ou colchões usados. Para contribuir ativamente com a preservação do meio ambiente, a Ecoassist oferece o serviço de Descarte Ecológico desses e outros resíduos em todo o país.
Após o agendamento via central de atendimento ou formulário de contato, no dia e horário de sua preferência, nossa equipe uniformizada comparece ao local para realizar o serviço. Todos os itens são retirados conforme a negociação inicial e transportados para o centro de triagem, onde são desmontados, descaracterizados e separados por tipos de materiais.
Na maioria dos casos, os itens podem ser reciclados, mas em casos onde o resíduo está contaminado e sem chance de reaproveitamento, realizamos a destinação adequada, através do coprocessamento, transformando o material em energia.
É importante que no ato do agendamento, informações como quantidade de itens a serem coletados e possíveis dificuldades sejam informadas. Assim, nossos profissionais enviados ao local estarão preparados para quaisquer situações e o serviço será concluído sem eventualidades.
Em casos de coleta de entulho, é importante que os resíduos estejam ensacados, para facilitar o transporte. Dessa forma, concluímos o atendimento de forma rápida e eficiente.
Onde descartar móveis velhos?
Realizar o descarte de móveis velhos de forma independente é um grande desafio, pois muitos itens são grandes e pesados, e o processo de encontrar um local adequado para o descarte pode ser complicado. Nesse caso, a melhor opção é contar com uma empresa especializada no descarte ecológico, como a Ecoassist. Isso garante que o material será descartado de forma correta, seja reciclado ou enviado para o coprocessamento, evitando danos ao meio ambiente e à sociedade.
Durante o processamento dos itens, se identificarmos que eles ainda estão em boas condições, ao invés de reciclá-los, direcionamos esses móveis para doação a uma instituição parceira da Ecoassist. Assim, os móveis podem beneficiar outras pessoas e comunidades, promovendo um ciclo de reutilização sustentável.
Como solicitar a retirada de móveis velhos gratuitamente?
Para solicitar a retirada de móveis velhos de forma gratuita, basta entrar em contato com a Ecoassist através da nossa central de atendimento ou pelo nosso formulário de contato. A coleta de móveis velhos para descarte ou doação pode ser gratuita se seu seguro residencial incluir esse serviço na apólice. Caso contrário, realizamos um orçamento baseado no volume e na localização dos itens.
Tanto pessoas físicas quanto empresas podem solicitar o serviço. Ao final, você receberá um certificado comprovando que contribuiu para a preservação do meio ambiente e cumpriu a lei. O documento especifica o volume e o tipo de material enviado para destinação final, garantindo que você ou sua empresa não cometeu um crime ambiental.
Além da retirada de móveis para doação e o descarte ecológico de móveis, e Ecoassist também atua no transporte e descarte de diversos outros resíduos, como:
- Fogões
- Máquinas de lavar
- Geladeiras
- Freezers
- Coifas e depuradores
- Condicionadores de ar
- Entulhos de obras
- Roupas velhas e resíduos têxteis
- Eletrônicos
- Uniformes e EPIs
- Entre outros
Não espere mais! Contribua para um futuro mais sustentável e livre-se dos seus móveis velhos de forma responsável. Entre em contato com a Ecoassist hoje mesmo e agende a sua coleta!