Modelos de desenvolvimento sustentável estão cada vez mais em evidência e um deles é a economia circular, que é o oposto da economia linear. Com isso, o objetivo da economia é prezar pelo reaproveitamento de recursos naturais, renovando e tornando cíclica a vida de itens descartáveis.
Essa é uma metodologia que integra de maneira sustentável as atividades econômicas e todo ecossistema natural a longo prazo. Logo, vai muito além dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), fomentando um modelo sustentável que une tecnologia e processos produtivos em constante transformação.
O conceito se relaciona diretamente com nossa especialidade, o qual é a Logística Reversa. Dessa forma, alinhados entre si, são capazes de impactar positivamente a sociedade, o meio ambiente e o sistema empresarial.
A seguir, descubra mais sobre o que é economia circular, qual o seu papel com a Logística Reversa e por que adotar o movimento!
Entendendo o conceito
Para entender de fato o que é economia circular e seu conceito, é preciso fazer um paralelo brevemente da economia circular e linear. Isso porque, ao contrário da primeira, a segunda segue um sistema de ciclo de vida com início, meio e fim. Por outro lado, a economia circular já traz uma estratégia cíclica de vida útil.
O conceito de economia circular é baseado na inteligência da natureza. Também conhecido como “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo e tudo serve para dar continuidade e nutrir um novo ciclo.
Deste modo, a pr´ática tem como objetivo preservar os recursos naturais, fazendo um melhor reaproveitamento com menos extração de matéria-prima. É um sistema que agrega diversos conceitos que surgiram no último século como design regenerativo, economia de performance, capital natural, cradle to cradle – do berço ao berço, biomimética, ecologia industrial, biologia sintética e blue economy.
A relação da economia circular com a Logística Reversa
Nos tipos de sustentabilidade, muitas práticas têm uma relação direta e, em alguns casos, é quase um requisito para que determinado sistema funcione. Esse é o caso da Economia Circular com a Logística Reversa.
Enquanto o primeiro conceito tem como meta fazer o uso inteligente de recursos naturais, o segundo atua no processo de destinação. Ou seja, para que ocorra a boa utilização dos resíduos, eles precisam ser processados na cadeia e então consigam chegar até o sistema de reutilização.
Essa é a nossa especialidade aqui, na Ecoassist, com o serviço prestado tanto para pessoas físicas ou jurídicas. Além disso, acreditamos que a destinação ambientalmente correta é imprescindível para a que a economia circular funcione de fato.
Por que contribuir com esse movimento?
Até aqui, vimos que a economia circular é um importante movimento não só para o meio ambiente, mas para a sociedade em geral, pois além de todo potencial ambiental, o modelo também gera novas oportunidades de negócios e empregos, fomentando um sistema de produção e consumo sustentável.
Mas para que isso se concretize, de fato, é preciso da cooperação de todos. Vamos juntos?