O Índice de Sustentabilidade Empresarial vem sendo cada vez mais analisado entre os investidores de empresas na B3. De acordo com dados divulgados através de um levantamento feito pela Opinion Box, 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante para o cotidiano.
A plataforma de pesquisa de mercado, responsável por este trabalho feito em 2021, aponta que 37% dos entrevistados já deixaram de consumir algum produto de empresas que não seguem práticas de preservação ambiental. Por outro lado, 62% levam em consideração a postura da marca em relação ao meio ambiente no momento de decisão de compra.
O mesmo levantamento mostra que esse comportamento está relacionado ao sentimento de satisfação e responsabilidade. Assim, o prazer de adquirir itens sustentáveis é maior para para 81% das pessoas.
Em contrapartida, as decisões pessoais que priorizam a preservação do meio ambiente são tão importantes quanto as iniciativas governamentais para 37% dos entrevistados. Tendo isso em vista, não dá para negar que o consumidor e as empresas precisam se atentar cada vez com o tema. Aliás, eles também devem mensurar planos sustentáveis, que é o tema que vamos abordar aqui.
Neste post, vamos explicar o que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial, também conhecido como ISE B3, qual a sua importância e qual a relação com o ESG. Confira!
O que é Índice de Sustentabilidade Empresarial e qual sua relevância
O Índice de Sustentabilidade Empresarial é uma ferramenta que tem como finalidade medir o comprometimento da sustentabilidade corporativa, ou seja, podemos entender que ele mensura ações ambientais, sociais e de governança, que correspondem ao conceito de ESG.
O objetivo, além de entender as ações praticadas pelas organizações, é também prezar pelo equilíbrio do desenvolvimento socioambiental. Nesse sentido, é possível identificar organizações que possuem valores éticos e processos produtivos conscientes.
No início de cada ano, a Bolsa de Valores (B3) faz a seleção de empresas que são reconhecidas por boas práticas sustentáveis para que elas possam integrar a carteira de investimentos do ise b3. Além disso, a seleção acontece após uma análise de um questionário desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (CES-FGV).
O preenchimento é voluntário e os critérios que avaliam os setores social, ambiental, econômico e financeiro são: políticas e/ou indicadores de comprometimento, gestão, desempenho e cumprimento legal.
Além disso, existem outras vantagens que listamos a seguir:
- Melhor percepção da marca pelos consumidores;
- Ações concretas de retorno a sociedade;
- Empresas que integram o índice são priorizadas por investidores;
- Cumprimento de agenda ESG;
- Engajamento com o público interno e externo.
Comece agora a jornada sustentável na sua empresa
Ter ações concretas de sustentabilidade é um grande diferencial no curto, médio e longo prazo. O Índice de Sustentabilidade Empresarial reforça ações de ESG e pode ser uma forte estratégia para quem deseja se destacar no mercado. Por isso, se você ainda não pensou nisso, comece a planejar.
Certamente podemos ajudar a sua empresa com alguma das nossas soluções. A escolha certa é começar. Vamos juntos?