Descarte de Residuos19

Blog

O que são os ODS: entenda mais sobre

Compartilhe via

Dicionario ODS Site 1

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são pautados em 17 temas centrais e 169 metas que compõem uma agenda feita durante uma Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. 

Assim, os objetivos representam um plano de ação global que inclui acabar com a pobreza extrema, a fome e ainda contribuir com uma educação de qualidade. Além do mais, os ODS onu ajudam a proteger o planeta para promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.

Na agenda, estão previstas ações mundiais como: erradicação da pobreza, agricultura, saúde, educação, segurança alimentar, igualdade de gênero, redução das desigualdades, água e saneamento, energia, padrões sustentáveis de produção e de consumo, cidades sustentáveis, mudança do clima, crescimento econômico inclusivo, entre outros.

Veja mais sobre o que são os ODS e a importância do seu papel para o planeta!

A importância das metas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Cada uma das metas nos ODS 2030 estão baseados no compromisso de fazer com que a sociedade se desenvolva de uma forma mais segura, saudável e com perspectivas futuras. Isso especialmente em relação a crianças e adolescentes, já que esse é o público responsável pelos impactos futuros.

Os temas estão divididas em quatro dimensões: social, institucional, ambiental e econômica. Com isso, o processo de construção dos ODS é uma negociação mundial, decorrida de vários debates e acordos ao redor do mundo.

Entenda a relação da Ecoassist com os ODS

Talvez você imagine que, especialmente, os temas relacionados ao meio ambiente tenham uma relação direta com a nossa especialidade — que é a Logística Reversa. Mas não necessariamente.

Se analisarmos, é possível dizer que, sim, quase todas as metas dos ODS onu têm relação com o processo de Logística Reversa e com a sustentabilidade em geral. Isso porque, se analisarmos, o processo de gestão de resíduos gera novos empregos e oportunidades de negócios. 

Logo, essa atividade contribui para um bom desenvolvimento econômico e social, promovendo saúde, bem-estar, educação, entre outros aspectos essenciais para uma sociedade saudável.

Ou seja, a sustentabilidade vai muito além do meio ambiente e esse, sem dúvida, é um dos motivos que acreditamos no potencial transformador da Logística Reversa.

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de