Fazer a gestão de resíduos de forma ambientalmente correta exige uma série de cuidados e atenção em cada etapa do processo. Afinal, isso garante o registro e controle de todas as fases do gerenciamento. Para isso, alguns documentos são essenciais, sendo um deles o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). Diante disso, saber como emitir MTR é indispensável para monitorar a rastreabilidade de materiais gerados e destinados.
A emissão do MTR é muito importante, pois é através deste documento que os órgãos ambientais reconhecem e monitoram a destinação do resíduo gerado e tratado. O Manifesto também auxilia no controle do transporte entre as partes envolvidas em todo o processo, envolvendo o gerador, receptor e a fase de encaminhamento para locais licenciados.
Ademais, é comum que, no momento da emissão, as empresas tenham dificuldade em utilizar o sistema assim como de compreender a sua importância. Por isso, para acabar como todas as dúvidas sobre como gerar o MTR ou sobre qual a sua importância, acompanhe este post até o fim. Confira!
Como emitir MTR
Toda movimentação de resíduos no Estado de São Paulo, feita pelos geradores e transportadores que utilizam os serviços de receptores, deve ser registrada no SIGOR Módulo MTR. Sendo assim, é de responsabilidade do gerador, transportador e receptor atestar a efetivação das ações que vão desde a geração, transporte e recebimento de resíduos até o momento da conclusão da destinação final feita de forma ambientalmente correta.
Dito isso, as instruções de como emitir MTR online a seguir são válidas apenas para o estado de São Paulo. Portanto, para emitir em outras localidades, é importante consultar sobre os sistemas próprios da região. O processo, embora complexo, é indispensável para certificar a destinação ambientalmente correta de uma empresa.
Ainda vale ressaltar que o MTR é um documento numerado e emitido de forma exclusiva pelo gerador. Logo, o gerador que é o agente responsável por acompanhar o trajeto do transporte até a destinação final. O uso dos sistemas é gratuito e o MTR online é emitido pelo SIGOR Módulo MTR através deste endereço.
Não deixe de fazer o acompanhamento de todos os passos
Como vimos anteriormente, a emissão do MTR é indispensável para uma efetiva gestão de resíduos. Então, agora que você já sabe como emitir MTR, solicite a documentação para certificar-se de que todo processo de destinação foi feito de maneira correta.
Esse é um ponto positivo para você, para sua empresa e, sobretudo, para o meio ambiente.