Descarte de Residuos19

Blog

Relatório de sustentabilidade: sua relevância além da informação

Compartilhe via

220920 Ecoassist Sustentabilidade Site V2

Com o avanço das discussões sobre sustentabilidade, algumas pautas e práticas começaram a ganhar força e relevância. O relatório de sustentabilidade foi uma delas. Mas você sabe, de fato, o que é? 

De modo geral, é um documento de periodicidade anual que registra o desempenho e os impactos de uma empresa em relação à sustentabilidade. O relatório de sustentabilidade esg inclui parâmetros ambientais, sociais e de governança, que também podem ser categorizados como critérios ESG (Environmental, Social and Governance).

Isso faz com que as organizações sejam mais transparentes em relação aos riscos e oportunidades presentes no seu contexto. Além disso, também compartilham com a sociedade e públicos de interesse — já que é um documento público —, insights sobre desempenho e resultados. 

A seguir, explicaremos a importância do relatório de sustentabilidade, sua relação com o ESG e com a Logística Reversa. Acompanhe até o final!

A importância do Relatório de Sustentabilidade

Um relatório de sustentabilidade vai muito além das informações. É uma ferramenta indispensável para as companhias, especialmente as que possuem capital aberto. Afinal, ela tem a capacidade de impactar na imagem corporativa, na sua relação com o público de interesse e ainda gerar oportunidades para a empresa.

Sendo assim, ser sustentável já é uma realidade em todas as esferas sociais. Logo, começar e apresentar resultados e perspectivas é mais que um critério, tornou-se uma necessidade.

A relação do ESG e da Logística Reversa com as diretrizes de transparência

Talvez você esteja se perguntando o que o relatório de sustentabilidade gri tem a ver com Logística Reversa e ESG. A resposta é simples: tudo! Como explicamos anteriormente, o documento tem como objetivo compartilhar com a sociedade informações sobre ações e o desempenho ambiental, social e de governança de uma companhia, que são os três pilares do ESG.

Nesse sentido, a Logística Reversa é uma atividade que se encaixa no tópico do meio ambiente, pois corresponde a destinação ambiental e correta de resíduos dentro dos tipos de sustentabilidade.

Toda empresa, seja de qual for o porte ou segmento, certamente tem como incluir essa prática no negócio. Além de fomentar a Economia Circular e cumprir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é o primeiro passo para começar a cumprir uma agenda ESG e compartilhar o desempenho da operação em relatórios de sustentabilidade.

Para exemplificar, veja a seguir como os temas se relacionam na prática:

Viu só como está tudo relacionado? Pode parecer distante, mas está tudo conectado.

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de