Pensar na conservação do meio ambiente tem se tornado urgente para todos. Isso porque toda a sociedade vem enfrentando desafios ambientais, sociais e de governança. Nesse contexto, construir e implantar uma agenda ESG movimenta toda a estrutura do mercado de negócios.
No mercado de seguros, as companhias figuram como grandes gerenciadoras de riscos e podem agir de forma preventiva em nossas vidas. É por essa característica intrínseca que elas possuem um importante papel social com potencial de influenciar o mercado a buscar soluções sustentáveis.
Dessa forma, os serviços ambientais são soluções socialmente responsáveis que respondem aos desafios e oportunidades que devem ser encarados pela agenda ESG de cada companhia. Além da preocupação com o meio ambiente, essas soluções também contemplam a parte social, pois auxiliam instituições e pessoas em vulnerabilidade social através de projetos de educação e geração de renda.
Com o Descarte Ecológico impedimos que os resíduos poluam a natureza e evitamos que toneladas de CO2 sejam depositadas na atmosfera advindas da decomposição desses materiais. O destino desses resíduos pode ser o coprocessamento, a reciclagem ou até mesmo o reaproveitamento através de projetos sociais reconhecidos; todos com uma coisa em comum: o respeito e o cuidado com o meio ambiente.
Formas de destinação final seguindo a política ESG
Transformação de madeira em biomassa
O processo consiste em produzir cavacos de madeiras recicladas provenientes de sofás, guarda-roupas e demais móveis. Esse processo reduz os impactos causados pelo uso dos combustíveis fósseis e as consequências que eles trazem para o meio ambiente.
Reciclagem
São várias as formas de reciclagem para os resíduos. No caso de um eletrodoméstico, ele é pesado, seus materiais são separados por tipo e moídos para voltarem à cadeia produtiva como matéria prima.
Reaproveitamento
Essa destinação tem conexão direta com o social. Temos parcerias com diversas entidades que recebem os resíduos e geram trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Social – o “S” do ESG
Os resíduos com condições de serem reaproveitados são enviados para ONGs que reformam o material e transformam em itens completamente novos.
Leia também: Material de Merchandising – como descartar?