Descarte de Residuos19

Blog

Sustentabilidade no Mercado de Seguros para reduzir fraudes

Compartilhe via

vecteezy hand holding a green globe in the concept of nature about 15415258 57 1

O Mercado de Seguros vem enfrentando problemas com fraudes há anos. De acordo com o Sistema de Quantificação de Fraude (SQF) da CNSeg, no primeiro semestre de 2022 foram registrados cerca de R$ 460,2 milhões em fraudes comprovadas. Isso representa 15,7% do valor de Sinistros Suspeitos. Em 2021, esse número chegou a R$ 349,3 milhões, correspondendo a 12,4% do valor de Sinistros Suspeitos.

Com isso, algumas das formas de mitigar esse risco é oferecendo serviços que melhoram a experiência do segurado, respeitam as regulamentações e aplicam práticas ESG. Nesta perspectiva, aplicar a Sustentabilidade no Mercado de Seguros traz soluções. 

Seguindo essa lógica, ainda em meados de 2022, foi publicada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a Circular n. 666/2022 que estabelece que as seguradoras se adequem a diversos critérios de sustentabilidade. Nós da Ecoassist temos soluções que unem ESG e legislação em um só serviço e, por isso, hoje trazemos mais detalhes para você entender melhor a importância de práticas sustentáveis. 

Confira neste post como a aplicação delas podem ajudar na redução de fraudes e melhorar o resultado no mercado de seguros!

Coleta de salvados e sustentabilidade no mercado de seguros

A Coleta de Salvados tem se mostrado uma excelente alternativa para seguradoras que buscam mitigar fraudes e reduzir a sinistralidade.

O serviço ocorre diretamente na residência, empresa do segurado ou assistência técnica. Deste modo, ele pode ser acionado para a retirada de itens como eletrodomésticos, móveis, eletrônicos, maquinários, entre outros. Assim, é possível avaliar e decidir qual a melhor opção de destinação ambientalmente correta para cada resíduo.

O processo, que pode ser realizado pela Ecoassist, permite que as companhias tenham uma operação segura, com mitigação de fraudes, redução da frequência de sinistro e do sinistro médio. Tudo isso sem deixar de proporcionar uma boa experiência ao cliente, evitando complicações na operação para ambas as partes. Afinal, esses detalhes é o que fazem toda diferença na jornada do segurado.

A sustentabilidade no mercado de seguros também contribui para que as organizações tenham mais segurança em suas apólices. Além disso, não deixa de cumprir com normas ambientais que regulam o mercado. Veja só a seguir alguns benefícios que a atividade oferece:

  • Redução da frequência de sinistros;
  • Redução do valor do sinistro médio;
  • Desestímulo de perdas totais;
  • Alinhamento com práticas ESG;
  • Destinação ambientalmente correta de resíduos;
  • Redução do comércio paralelo de peças de produtos de sinistro;
  • Certificação de destinação final atestando o descarte consciente;
  • Solução real do problema do segurado.

O futuro e o meio ambiente agradecem

Com a chegada de obrigatoriedades ambientais no mercado de seguros no Brasil 2022, é importante que as empresas tenham atenção com o assunto e comecem a ter iniciativas nesse sentido.

Dessa forma, é possível contribuir com a sustentabilidade atendendo critérios ESG e fomentando a Economia Circular com a reutilização de matéria-prima. Sendo importante destacar que não precisa — e nem deve — deixar de lado as boas práticas de governança. Aliás, essas práticas contribuem de maneira significativa para a percepção da marca e experiência do cliente. 

Portanto, para as organizações que já têm esse tipo de prática, estão no caminho certo. Em contrapartida, as quais ainda precisam começar devem considerar iniciar o quanto antes, pois o mercado segurador ficará cada vez mais complexo.

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Fazer o descarte de bateria é uma preocupação crescente entre os brasileiros, especialmente considerando que esses

O EPI hospitalar é fundamental para proteger profissionais da saúde contra acidentes e contaminações, mas os

Você já se perguntou se sua empresa está mesmo preparada para lidar com todas as exigências

Ações sustentáveis estão na pauta, mas sua empresa ainda sente dificuldade em transformar intenção em prática?