Já parou para pensar na quantidade de pilhas e baterias produzidas? O fato é que desde as menores, para o uso em controles de TV, relógios, celulares, até as maiores, para o funcionamento de veículos e máquinas nas indústrias, elas se enquadram na categoria de lixos eletrônicos e, portanto, devem ser descartadas adequadamente. Mas, você e a sua empresa sabem onde e como fazer o correto descarte de pilhas e baterias?
Veja abaixo o que este post abordará.
- Diferença entre pilhas e baterias;
- Importância do correto descarte e pilhas e baterias; e
- Como e onde descartar pilhas e baterias.
Fale Conosco
Diferença entre pilhas e baterias
Antes de tudo, é necessário entender de quais tipos de materiais estamos falando. Por isso, conheça a principal diferença entre pilhas e baterias.
Baterias
De acordo com as definições do Wikipédia, baterias são dispositivos formados por várias pilhas em série ou paralelas, que podem ser compostos por diversos tamanhos, potências e materiais, a saber:
- Mercúrio;
- Chumbo;
- Níquel-cádmio;
- Níquel metal hidreto;
- Íons de lítio etc.
Pilhas
Por sua vez, as pilhas são dispositivos que possuem, geralmente, dois elétrodos de metais diferentes, que são a superfície para que ocorram as reações de oxidação e redução.
Dentre seus tipos, podemos destacar:
- Elétricas;
- Galvânicas;
- Voltaicas;
- Alcalinas, etc.
Conheça também os tipos de resíduos sólidos e seu descarte ecológico.
Por que é importante fazer o correto descarte de pilhas e baterias?
O correto descarte de pilhas e baterias evita danos à saúde e ao meio ambiente
Conforme pontuamos anteriormente, as pilhas e as baterias são materiais compostos por elementos altamente tóxicos, causadores de danos irreversíveis. Porém, seja à saúde ou ao meio ambiente, seus malefícios podem ser diminuídos com a conscientização de todos.
Uma vez que a lei obriga a fazer o correto descarte de pilhas e baterias, há um motivo aparente. Isto é, os principais elementos que podem ser encontrados em pilhas e baterias são o chumbo, o mercúrio, o lítio, o zinco e o manganês, que, ao atingirem o solo, mares e lençóis freáticos, por exemplo, contaminam e agridem a sustentabilidade.
Além disso, cabe ainda ressaltar que esses materiais não apenas causam danos ao meio ambiente, como também incutem na saúde humana. Confira os malefícios que tais componentes podem acarretar (seja em contato direto ou indireto):
- Cádmio (Cd): câncer, disfunção renal, disfunções digestivas, problemas pulmonares, pneumonite;
- Mercúrio (Hg): congestão, falta de apetite, indigestão, dermatite, diarreia (com sangramentos), dores abdominais, elevação da pressão arterial, insônia, dores de cabeça, convulsões, dentre outros;
- Chumbo (Pb): anemia, disfunção renal, dores abdominais, encefalopatia;
- Manganês (Mn): disfunção do sistema neurológico, efeitos neurológicos diversos, gagueira e insônia;
- Zinco (Zn): alterações do quadro sanguíneo e problemas pulmonares.
As informações acima com respeito aos efeitos dos elementos químicos à saúde foram tiradas de Parecer Técnico do Ministério da Saúde acerca do gerenciamento de Pilhas e Baterias no Território Nacional.
O correto descarte de pilhas e baterias adequam a sua empresa à PNRS
Posto que o incorreto descarte de pilhas e baterias pode ocasionar em todos os danos acima, e que a Política Nacional de Resíduo Sólidos (PNRS) prevê a responsabilidade pela gestão da destinação final de lixos eletrônicos, apesar de ainda não haver um sistema de recolhimento de pilhas e baterias no Brasil, existem alternativas que fazem possível você e sua empresa colaborarem com o Descarte Ecológico desses resíduos.
Primeiramente, ao adquirir novas pilhas e baterias, opte por fabricantes que possuam programas de logística reversa, pois isto ajudará na propagação de planos de recolhimento desses produtos por parte das indústrias.
Onde fazer o correto descarte de pilhas de baterias?
Mas, onde descartar pilhas e baterias? Se essa também é a sua preocupação, então confira algumas alternativas para onde você pode levar o seu e-lixo sem provocar danos ao meio ambiente.
Pontos comerciais
Em primeiro lugar, saiba que há supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais que apoiam o sistema de logística reversa e o descarte ecológico e instalam caixas coletoras em seus estabelecimentos. Só para exemplificar, esse é o caso da rede de supermercados Carrefour, da Panasonic e da Secretaria do Meio Ambiente.
Ecopontos
Contudo, caso essa opção não seja a mais viável para você, você também pode realizar o correto descarte de pilhas e baterias nos diversos Ecopontos espalhados pela cidade de São Paulo. Para saber onde encontrá-los, consulte este link.
Descarte de pilhas e baterias Ecoassist
Por fim, há ainda outra forma sustentável de descartar pilhas e baterias, que é através do Descarte Ecológico.
Nesse caso, você deverá entrar em contato com uma empresa especializada e agendar o local e a data da retirada do seu material eletrônico. A partir de então, na data e horário combinados, os nossos agentes vão até a sua residência ou empresa coletar o seu e-lixo.
Dessa forma, você estará garantindo que tais resíduos, caso seja possível, sejam encaminhados para a reciclagem. Ou então, que tenham o tratamento adequado e que posteriormente seja feito o correto descarte de pilhas e baterias, com a finalidade de não poluir o meio ambiente e tão pouco agredir a saúde humana.
Ficou com alguma dúvida sobre como fazer o correto descarte de pilhas e baterias? Deseja pedir um orçamento? Então entre em contato com a Ecoassist através do e-mail comercial@ecoassist.com.br ou ligue para 0800 326 1000!
Leia também: Guia definitivo da reciclagem
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco