Blog

Descarte de resíduos para condomínios hoteleiros

Compartilhe via

AES Eletropaulo

Desde 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os condomínios hoteleiros e similares, tiveram que criar planos para entrar em conformidade com as exigências. Contudo, os processos foram sendo aperfeiçoados com o passar dos anos e atualmente, empresas como a Ecoassist são indispensáveis para facilitar o dia-a-dia do gerenciamento de lixo.

Presente no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, a Ecoassist tornou-se especialista na coleta, transporte, gerenciamento e destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos. 

Entenda como podemos ajudar o seu condomínio hoteleiro a entrar em conformidade com a lei, logo após o formulário.

Fale Conosco

Que resíduos condomínios hoteleiros geram?

Um condomínio de hotéis deve ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos conforme exige a Lei Nº 12.305/10. Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, torna-se responsabilidade de todo importador, fabricante, comerciante, consumidor ou distribuidor, dar a destinação ambientalmente adequada de todos os bens pós-consumo.

Quando olhamos do ponto de vista hoteleiro, entendemos como bens pós consumo os uniformes velhos dos funcionários, roupas de cama, móveis antigos que serão substituídos, eletrodomésticos quebrados, embalagens de produtos de higiene ou alimentos, entre outros.

Dessa forma, promover um sistema contínuo de gestão dos resíduos sólidos exige uma empresa parceira responsável e comprometida com o meio ambiente. Afinal, devemos levar em consideração que os hóspedes buscam, além do conforto, ambientes e hotéis ecologicamente sustentáveis.

De olho nas tendências, a Ecoassist desenvolveu o Descarte Ecológico junto aos condomínios de hotéis, escritórios, residências, industrias e comércios para ajudar no gerenciamento de resíduos. O atendimento se estende por todo o território nacional, para empresas de todos os segmentos e portes

Descarte Ecológico para resíduos hoteleiros

O primeiro passo para solicitar o serviço de Descarte Ecológico é entender quais as demandas do seu condomínio hoteleiro. Se for uma troca de móveis sazonal ou descarte descontínuo de alguma leva de resíduo, a coleta poderá ser solicitada pontualmente.

Agora, se houver uma constância de agendamentos de retirada de resíduos sólidos, sugerimos a coleta seletiva recorrente, estipulada dentro de uma periodicidade correspondente ao seu negócio.

O orçamento normalmente é calculado com base no volume e localização dos resíduos, salvo em casos onde a empresa possui um seguro condominial. Nossa parceria com diversas seguradoras, possibilita que os segurados possam usufruir de coletas gratuitas. Para isso, o agendamento pode ser realizado através do telefone informado na apólice.

Nas demais situações, nossos profissionais comparecem no endereço indicado na data marcada para realizar a retirada dos itens. Em casos de desmontagem de ambientes, o serviço de desmobilização condominial pode ser solicitado à parte.

Os resíduos coletados são transportados até o centro de triagem da Ecoassist, onde recebem o tratamento inicial antes de seguirem para a destinação final junto aos nossos parceiros homologados.

O que acontece com o material coletado em condomínios hoteleiros?

Todos os itens coletados em condomínios hoteleiros passam pelo processo de descaracterização, ou seja, destruição da identidade visual da marca para proteção da empresa. O não cumprimento deste passo, pode acarretar no uso indevido dos itens por terceiros, podendo comprometer a imagem da sua empresa.

Depois disso, separamos os materiais por tipos de componentes, para então tratá-los e direcioná-los à destinação final correspondente.

O plástico, por exemplo, passa pela trituração até atingir o ponto ideal de granulação de reciclagem. O vidro e metal, por outro lado, recebem o tratamento térmico que possibilita o reuso no ciclo inicial de produção, colaborando ativamente com a economia circular. 

Fazer com que os materiais recicláveis retornem ao início da cadeia produtiva, garante ao contratante a documentação necessária para comprovar o PGRS, como fotos e laudo comprobatório.

Este documento inclui o Certificado de Destinação Final, que atesta o volume e tipo de material descartado, podendo ser utilizado para renovação de licenças ou aumento no valor de ações de empresas com Capital Aberto na Bolsa de Valores. Para isso, basta anexar o documento ao Relatório de Sustentabilidade.

Para saber como nosso sistema de Descarte Ecológico funciona, preencha o formulário abaixo ou entre em contato através dos nossos canais de atendimento. Traga a sua necessidade para definirmos juntos a melhor proposta para a gestão de resíduos de condomínio.

Fale Conosco!

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de