Chegamos ao último texto da série de conteúdos dedicados ao gerenciamento de resíduos sólidos empresariais. Os condomínios industriais serão utilizados como referência para explicarmos quais os tipos de resíduos comuns gerados, quais as melhores práticas para ser mais sustentável e como a Ecoassist pode ajudar.
Com 12 anos de experiência no mercado sustentável, prestamos atendimento de coleta, transporte, armazenamento, desmontagem e destinação de materiais em todo o território nacional. Cuidamos da sua marca destruindo todos os resíduos que possam comprometer a identidade visual da empresa.
Entenda como o serviço de Descarte Ecológico pode ser a melhor solução para o seu condomínio industrial se tornar referência no mercado sustentável, logo após o formulário.
Fale Conosco
O que são resíduos de condomínios industriais?
Indústrias ou depósitos que dividem um condomínio com outras empresas, normalmente produzem uma gama diversa de resíduos, de acordo com o tipo de produção correspondente.
Contudo, as embalagens plásticas, papelão, alumínio, aço e vidro, são unanimidade em todos os condomínios industriais, bem como os resíduos têxteis provenientes dos uniformes velhos dos funcionários. Por isso, torna-se responsabilidade do condomínio apresentar um plano de logística reversa para os materiais, garantindo a destinação ambientalmente adequada para esses resíduos.
Esta iniciativa tornou-se lei em 2010, quando o Ministério do Meio Ambiente aprovou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que promove a responsabilidade compartilhada entre produtores, importadores, fabricantes, comerciantes e consumidores. Quando o bem atinge o fim de sua vida útil, é necessário que o seu descarte seja consciente.
O não cumprimento da Lei Nº 12.305/10 pode acarretar em punições que variam entre multas, perda de licenças e até mesmo na reclusão do responsável pela empresa.
Diante deste cenário, a Ecoassist atua com a coleta, gerenciamento e destinação de resíduos sólidos em território nacional. Junto aos parceiros destinadores homologados, garantimos o total reaproveitamento dos materiais ou descarte ecológico em ambientes controlados.
Como funciona o Descarte Ecológico para condomínios industriais?
Presentes no mercado de solução sustentável há 12 anos, atuamos com parceiros homologados que cuidam da destinação ambientalmente adequada dos resíduos, cada qual especializado com um tipo de material diferente.
O sistema de Descarte Ecológico para resíduos produzidos por condomínios industriais, funciona a partir do orçamento calculado com base na localização e quantidade de material. Contudo, caso a empresa disponha de um seguro condominial cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist, a coleta poderá ser realizada gratuitamente.
Além disso, proporcionamos facilidades que condizem com a particularidade de cada organização. Por exemplo, se o seu condomínio produz grandes quantidades de resíduos, a coleta periódica pode ser a melhor opção, considerando a recorrência de acionamentos.
No entanto, se não houver necessidade de agendamentos periódicos, também disponibilizamos coletas pontuais, conforme a necessidade e rotina da sua empresa.
Para isso, nossos canais de atendimento estão à disposição, tanto para cálculo de orçamentos, como para agendamento em conformidade com a sua disponibilidade.
O que acontece depois da coleta de resíduos industriais?
Os materiais recicláveis retirados dos condomínios industriais, recebem o tratamento correspondente para retornarem ao ciclo inicial de produção como matéria-prima. Outros resíduos retirados sem possibilidade de reaproveitamento, como itens contaminados, também recebem um tratamento correspondente e são enviados para aterros sanitários controlados.
Existe ainda a possibilidade de coprocessamento, um método de geração de energia através da incineração de resíduos em fornos de indústrias cimenteiras. O processo é aprovado, feito de forma controlado e reutiliza materiais de descarte como combustíveis para outros mercados industriais.
A madeira, por exemplo, é uma excelente fonte de energia renovável, considerando que pode se tornar biomassa. O mesmo ocorre com tecidos provenientes de uniformes usados ou resíduos têxteis industriais.
O plástico, por outro lado, passa pelo processo de trituração até atingir o ponto de granulação ideal para reciclagem. Enquanto isso, o vidro e o metal recebem tratamento térmico para retornarem ao início da cadeia produtiva como matéria-prima completa, quebrando o ciclo de extração – produção – descarte.
Todo o trabalho envolvido no serviço de Descarte Ecológico, é chamado de economia circular.
Documentação de resíduos de condomínios industriais
Ao final de toda a tratativa, concedemos ao contratante um Certificado de Destinação Final, contendo informações sobre volume e tipo de material destinado. O documento pode ser um facilitador no momento de renovar licenças e ainda, contribuir com o aumento de ações.
Para isso, a empresa deve ter Capital Aberto na Bolsa de Valores, e anexar o laudo comprobatório no Relatório de Sustentabilidade.
Além dos benefícios ambientais e econômicos, sua empresa pode obter um retorno considerável nas vendas, considerando os clientes e consumidores cada vez mais sustentáveis. São essas pessoas que estão preferindo pagar mais para consumir de empresas com viés ecológico.
Vamos conversar sobre oportunidades?
Entre em contato!