Blog

Descarte de Impressoras: a destinação adequada para lixo eletrônico

Compartilhe via

como descartar impressora

Fazer o descarte de impressoras de forma ecologicamente correta é muito importante para a proteção da natureza. Afinal, este equipamento traz inúmeros componentes em sua estrutura que são tóxicos ao meio ambiente.

Entre os vários tipos de impressoras, dois tipos são mais famosos e procurados no mercado: as impressoras de jato de tinta e as impressoras a laser. Logo, o primeiro tipo são as impressoras mais populares por normalmente terem um custo mais em conta e ainda serem bastante eficientes. Além disso, esse tipo de impressora pode suportar uma variedade maior de papéis, ter uma boa qualidade na entrega das cores e ser boa para imprimir fotografias.

Por outro lado, as impressoras a laser costumam ser mais caras que as impressoras a jato de tinta; sua maior vantagem é imprimir com uma velocidade maior e ter uma vida útil mais longa. Assim, esse tipo de impressora possui toners de tinta – ao contrário das outras que funcionam por cartuchos que acabam durando menos do que os toners.

Nesse post, vamos te ensinar como descartar impressora de forma responsável através do Descarte Ecológico. Veja ainda o porquê essa ação é tão importante, e também, conheça quais os tipos de impressora – caso já esteja se preparando para comprar uma nova.

Por que fazer o descarte de impressoras ecológico?

Por se tratar de um lixo eletrônico, a impressora possui vários componentes potencialmente tóxicos para o meio ambiente. Entre os materiais constituintes estão: diferentes tipos de plásticos, placas de circuitos eletrônicos, sistema de alimentação de energia, cabos eletrônicos, cobre, alumínio e outros metais.

A impressora é composta de várias partes como:

  • placa lógica: responsável por coordenar o trabalho da impressora
  • motor de passo: move a cabeça de impressão e os cartuchos de tinta sobre a folha de papel
  • bandeja de papel
  • roletes: um conjunto de rodas que puxam o papel da bandeja para a cabeça de impressão
  • circuitos elétricos de controle: decodificam as informações enviadas para a impressora pelo computador

Antes de fazer o descarte de impressoras, lembre-se de retirar os cartuchos ou toners e fazer também o descarte correto deles. Muitas empresas como a HP e a Epson possuem programas de reciclagem para esses resíduos. Esse benefício, sobretudo, está de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos para logística reversa.

Caso você opte por doar sua impressora é importante também restaurar os padrões de fábrica da sua impressora; para isso, reinicialize a impressora para remover todas as configurações e preferências anteriores da impressora. No caso de doação é ainda importante que você remova a impressora da sua conta – caso ela possua essa tecnologia de integração.

 

4 Dicas para sua impressora durar mais

Por se tratar de um eletrônico que costuma ter um valor alto e ainda, exigir um descarte especializado, é muito importante tomar atitudes que prolonguem a vida útil do aparelho. Por isso, separamos algumas dicas para que sua impressora dure muitos anos!

  • Utilize papéis de qualidade: usar um papel de baixa qualidade te entregará uma impressão ruim e ainda causa atolamento do papel na impressora e deixa sujeiras no equipamento. Por isso busque sempre papéis de marcas conhecidas e confiáveis, a diferença de preço entre um papel bom e um ruim costuma ser mínima.
  • Manutenção preventiva em primeiro lugar: a maioria dos problemas de uma impressora surgem devido à sujeira acumulada. Por isso, limpe com frequência seu aparelho. Na parte externa você pode usar um pano levemente umedecido para tirar o pó – inclusive da bandeja de papel (você também pode usar um aspirador de pó pequeno para auxiliar o processo). Para limpar a parte interna da impressora, utilize o software automático do equipamento; basta seguir as instruções até o fim e não se assuste caso uma ou duas folhas forem impressas. Isso acontece para que os cartuchos também sejam limpos e desentupidos.
  • Evite desligar e ligar várias vezes: esse costume pode trazer muitos danos a sua impressora, pois a cada vez que ela é ligada os cartuchos são alinhados no trilho. Além do mais, repetir isso muitas vezes no mesmo dia pode provocar um desgaste ao aparelho e diminuir sua vida útil.
  • Dica: nunca desligue a impressora direto da tomada. Isso pode causar danos aos circuitos eletrônicos do equipamento. Sempre desligue primeiro no botão, espere o desligamento total e, aí sim, retire da tomada ou desligue o estabilizador/nobreak.
  • Atenção com a umidade do papel: esse problema ocorre ao armazenar muito papel na bandeja de papel. A prática pode trazer umidade ao papel e resultar em atolamento de papel na hora de imprimir. 

Como fazer o descarte de impressoras de forma ecológica?

Antes de entender mais sobre o descarte de impressoras, é válido ressaltar que elas possuem metais pesados como o mercúrio (metal pesado que agrava o sistema nervoso e causa perturbações motoras e sensitivas, tremores e demência) que estão presentes nas baterias de impressoras portáteis.

De outro modo, placas elétricas também estão presentes nas impressoras e possuem metais pesados como chumbo (que causa alterações genéticas atacando o sistema nervoso, medula óssea e os rins levando até ao câncer) e cádmio (que pode causar câncer de pulmão e de próstata, anemia e osteoporose). 

Diante disso, é urgente conhecermos os perigos que estes recursos representam aos seres humanos e à natureza em geral. Isso porque os metais, ao contrário de compostos orgânicos tóxicos, são absolutamente não degradáveis. Por isso, podem se acumular no meio ambiente – onde manifestam sua toxicidade.

Em outras palavras, isso significa que os metais pesados têm elevados níveis de reatividade e bioacumulação. Portanto, permanecem de forma cumulativa ao longo da cadeia alimentar.

Para o descarte ecológico de impressoras, é importante que a desmontagem do aparelho seja feita, bem como a separação de cada parte de acordo com o tipo de material. Em seguida, os materiais divididos são triturados e os resíduos são transformados em matéria-prima para serem reinseridos na cadeia produtiva.

Gostou de saber de tudo isso? Para fazer o descarte de impressoras velhas ou outros itens de lixo eletrônico, acione o Descarte Ecológico com a Ecoassist. A empresa busca o material na sua casa, envia para triagem e, por fim, para a reciclagem ou coprocessamento (dependendo do material).

Você também vai gostar de ler: Caixa de som velha – como descartar

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de