Quando uma empresa necessita fazer o descarte de lixo eletrônico, é necessário ter em mente que o serviço deve ser executado em conformidade com a lei. Tendo em vista que grande parte da sucata eletrônica pode ser reciclada, descartar incorretamente é o mesmo que desperdiçar matéria-prima perfeita para reuso.
Por isso, a Ecoassist, presente no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, se compromete a gerenciar resíduos sólidos coletados em todo o Brasil. Dessa forma, a economia circular é garantida e freamos o processo de extração, produção e descarte.
Entenda como contratar o Descarte Ecológico de lixo eletrônico da Ecoassist.
Fale Conosco
Por que fazer o descarte de lixo eletrônico com a Ecoassist?
Os resíduos eletrônicos são compostos por aço, ferro, metais pesados, vidro e outros materiais altamente poluentes. Logo, quando em contato com o solo e lençóis freáticos, os componentes comprometem a vida como um todo, sendo grandes ofensores ao meio ambiente.
Entretanto, todos os materiais utilizados na produção de equipamentos eletrônicos podem ser reciclados, desde os cabos e fios, até o vidro temperado que compõe os visores. A carcaça no descarte de lixo eletrônico utilizada na fabricação de computadores, por exemplo, é inteiramente reaproveitável quando recebe o tratamento adequado.
Em casos de empresas, que necessitem descartar eletrônicos com logotipos ou outras informações confidenciais, realizamos a descaracterização das peças. O processo inclui a destruição dos resíduos até o total anonimato dos materiais, podendo assim serem reciclados sem risco de comprometimento à marca.
Normalmente recomendados para uniformes, materiais promocionais e documentos, a descaracterização também se aplica para sucatas eletrônicas por conta das informações presentes no disco rígido.
Assim, quando descartado incorretamente, um computador pode ser desmontado e ter suas peças comercializadas no mercado paralelo, abrindo possibilidades para terceiros utilizarem de forma irregular. A descaracterização destrói completamente todos os resíduos, inviabilizando comportamentos criminosos.
O que a legislação diz sobre o descarte de lixo eletrônico?
O Ministério do Meio Ambiente instituiu em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos, buscando promover a responsabilidade compartilhada sobre o gerenciamento de bens pós consumo. A lei visa promover o interesse entre fabricantes, importadores, comerciantes, consumidores e distribuidores quanto ao manejo dos resíduos.
Ao despejar ou abandonar resíduos eletrônicos ou sólidos de outros tipos em locais impróprios, a empresa pode sofrer penalidades que variam entre multas, perda de licenças e reclusão do responsável pela organização.
Neste cenário, a Ecoassist promove o serviço de Logística Reversa de lixo eletrônico em todo o Brasil, atuando com a coleta, transporte, gerenciamento e destinação final. Contamos com parceiros homologados especialistas em tratamento de resíduos de todos os tipos.
Com o Descarte Ecológico, lutamos ativamente pela preservação do meio ambiente e contra o esgotamento dos nossos recursos naturais. Isso porque o sistema de economia circular transforma os resíduos sólidos em insumos para produção de novos produtos.
Como o descarte de lixo eletrônico funciona?
Apesar do serviço de Descarte Ecológico de lixo eletrônico poder ser solicitado pontualmente, fica a critério de empresas de todos os segmentos e portes decidir a forma de descarte. Atuamos com propostas personalizadas que possam atender demandas de todos os tipos.
O custo da coleta varia de acordo com a quantidade e localização dos resíduos, podendo ser gratuita se o contratante apresentar um seguro empresarial que cubra os serviços sustentáveis da Ecoassist.
Com horários flexíveis, realizamos a retirada do lixo eletrônico empresarial sob agendamento prévio. Em casos de desmobilização de ambientes, por exemplo, disponibilizamos nossa equipe fora do período comercial, para atender as limitações de horários de condomínios comerciais.
Todo o processo de Descarte Ecológico é documentado em laudos comprobatórios que podem ser utilizados para renovação de licenças. Além disso, o Certificado de Destinação Final concedido, pode gerar o aumento no valor de ações de empresas com capital aberto na Bolsa de Valores.
Apesar dos pontos financeiros positivos, sua empresa também pode trabalhar com o apelo sustentável, divulgando os feitos em prol da natureza aos consumidores finais. Atitudes ecológicas aumentam o ticket médio de vendas.