A desmobilização empresarial pode não ser um termo muito utilizado em nosso cotidiano, mas a prática é a realidade de várias empresas que precisam desmontar seus móveis e escritórios. Além disso, essas empresas realizam o descarte de materiais que não serão reaproveitados.
Por isso, preparamos este artigo especial para que você fique por dentro do tema e saiba como o apoio de profissionais pode fazer a diferença no processo. Confira o conteúdo completo!
O que é desmobilização empresarial?
Como a palavra sugere, desmobilizar é retirar os móveis e quaisquer outros equipamentos que façam parte da estrutura de uma empresa. De maneira geral, isso pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo, a mudança de escritório ou a readequação do local por meio da troca de estruturas e maquinário.
Por outro lado, a desmobilização empresarial pode, também, ocorrer caso a empresa vá à falência.
Por que realizar a desmobilização empresarial?
Toda vez que uma empresa adquire um produto ou material, ela o relaciona ao CNPJ da empresa e, assim, torna-se responsável pelo ciclo de vida daquele item.
Essencialmente no caso dos equipamentos eletrônicos, a rotatividade é alta. O tempo de vida útil é considerado de apenas cinco anos e, depois disso, a empresa deve escolher entre continuar a utilizar um bem já sem valor nominal para a organização, ou então, o descarte.
O mesmo ocorre em casos de mudanças ou reformas na desmobilização empresarial, onde há a necessidade de atualização e modernização das ferramentas. Dessa forma, é uma obrigação da empresa a devida desmobilização dos ativos, conforme as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei Nº 12.305.
É obrigatório realizar a desmobilização empresarial?
É fundamental atender às medidas propostas pela PNRS e garantir as certificações necessárias, pois o descumprimento desta obrigatoriedade pode implicar em multas e penalidades para a empresa.
Há, por exemplo, quem opte pelo aluguel de uma sala ou anexo ou até mesmo de espaços próprios para serem usados como depósito. No entanto, isso aumenta os gastos, portanto, nem sempre é a melhor saída.
Como fazer a desmobilização empresarial corretamente?
A desmobilização empresarial é um processo importante para empresas que estão mudando de sede, encerrando operações ou renovando suas instalações.
Para realizar a desmobilização empresarial de maneira correta e eficiente, siga estas etapas:
1. Faça uma avaliação inicial
O primeiro passo para uma desmobilização empresarial bem-sucedida é realizar uma avaliação completa de todos os itens que precisam ser desmobilizados. Isso inclui móveis, equipamentos eletrônicos, documentos e outros materiais.
De maneira geral, ter uma visão clara do que será desmobilizado ajuda a planejar melhor as próximas etapas e a evitar surpresas durante o processo.
2. Realize um cronograma
Desenvolva um cronograma detalhado que cubra todas as fases da desmobilização. Para isso, defina prazos específicos para cada etapa e atribua responsabilidades a membros da equipe.
3. Contrate profissionais
Para garantir que a desmobilização seja realizada de forma eficiente e segura, contrate empresas especializadas em desmobilização, reciclagem e transporte. Essa etapa é fundamental, uma vez que esses profissionais têm a experiência e os recursos necessários para lidar com todos os aspectos do processo.
4. Solicite certificados
Solicite certificados de destinação final para comprovar que o processo foi conduzido de acordo com as normas vigentes.
5. Faça uma revisão final
Após a conclusão da desmobilização, revise todo o processo para identificar possíveis melhorias. De maneira geral, avaliar o processo ajuda a garantir que todos os itens foram corretamente desmobilizados e permite aprimorar futuras desmobilizações empresariais.
Tudo entendido sobre desmobilização empresarial?
Como vimos até aqui, sempre que precisar realizar o descarte de produtos e materiais para a desmobilização empresarial, é fundamental que garanta a adequação e eficiência do processo, com base nos requisitos legislativos.
A Ecoassist se responsabiliza desde o recolhimento dos materiais e equipamentos, como produtos eletrônicos em geral, pilhas, baterias, eletrodomésticos, mobiliário corporativo, entre outros. E ao final do processo, você e sua empresa recebem um certificado que atesta que todo o material descartado teve o destino correto! 💚
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