Blog

Desmobilização Empresarial: o que é e como fazer da maneira certa

Compartilhe via

o que e desmobilizacao empresarial

A desmobilização empresarial pode não ser um termo muito utilizado em nosso cotidiano, mas a prática é a realidade de várias empresas que precisem desmontar seus móveis e escritórios. Além disso, essas empresas realizam o descarte de materiais que não serão reaproveitados.

Por isso, preparamos este artigo especial para que você fique por dentro do tema e saiba como o apoio de profissionais pode fazer a diferença no processo. Confira!

Fale Conosco

O que é desmobilização empresarial?

Como a palavra sugere, desmobilizar é retirar os móveis e quaisquer outros equipamentos que façam parte da estrutura de uma empresa.

Isso pode acontecer por diversos motivos como, por exemplo, a mudança de escritório ou a readequação do local por meio da troca de estruturas e maquinário.

Por outro lado, a desmobilização empresarial pode, também, ocorrer caso a empresa vá à falência.

Veja também: Descaracterização de resíduos: proteja a sua marca

Por que realizar a desmobilização empresarial

Toda vez que uma empresa adquire um produto ou material, ela o relaciona ao CNPJ da empresa e, assim, torna-se responsável pelo ciclo de vida daquele item.

Essencialmente no caso dos equipamentos eletrônicos, a rotatividade é alta. O tempo de vida útil é considerado de apenas 5 anos; depois disso, a empresa deve escolher entre continuar a utilizar um bem já sem valor nominal para a organização, ou então, o descarte.

O mesmo ocorre em casos de mudanças ou reformas na desmobilização empresarial, onde há a necessidade de atualização e modernização das ferramentas. Dessa forma, é uma obrigação da empresa a devida desmobilização dos ativos, conforme as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei Nº 12.305.

É fundamental atender às medidas propostas pela PNRS e garantir as certificações necessárias, pois o descumprimento dessa obrigatoriedade pode implicar em multas e penalidades para a empresa.

Há quem opte pelo aluguel de uma sala ou anexo ou até mesmo de espaços próprios para serem usados como depósito. Mas isso aumenta os gastos, portanto, nem sempre é a melhor saída.

E é aí que a desmobilização empresarial aparece como a solução ideal para o problema.

Conclusão

Sempre que precisar realizar o descarte de produtos e materiais para a desmobilização empresarial, é fundamental que garanta a adequação e eficiência do processo, com base nos requisitos legislativos. Para isso, é necessário encontrar uma empresa experiente e referência nessa solução, capaz te entregar todos os laudos, certificações e notas fiscais comprovantes da devida desmobilização da empresa.

A Ecoassist se responsabiliza desde o recolhimento dos materiais e equipamentos, como produtos eletrônicos em geral, pilhas, baterias, eletrodomésticos, mobiliário corporativo, entre outros. E ao final do processo, você e sua empresa recebem um certificado que atesta que todo o material descartado teve o destino correto.

Saiba mais sobre como podemos te ajudar com a desmobilização empresarial!

Acompanhem-nos no LinkedIn!

Fale Conosco

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de