A destruição de documentos ocorre quando nos deparamos com itens inutilizados e sem necessidade de mantê-los guardados. Ao decidir descartar documentos confidenciais, alguns erros podem ser cometidos, como a eliminação em lixos comuns, queima indevida ou o famoso triturador de papéis.
O descarte de documentos no lixo comum abre precedentes para que outras pessoas mal intencionadas os encontre e utilize de forma indevida. Já a queima de papéis gera uma fumaça tóxica para seres vivos e, quando em grandes quantidades, afeta diretamente a camada de ozônio com o CO2.
O triturador não é cem por cento seguro, podendo um documento ser facilmente identificado através de pedaços maiores do papel, visto que o equipamento não elimina as palavras impressas ou escritas. Em casos de documentos confidenciais, a melhor opção é a incineração e reciclagem.
Fale Conosco
O que é um documento sigiloso?
Qualquer papel que contenha informações confidenciais que o indivíduo ou empresa não queiram tornar público, pode ser considerado um documento sigiloso. Em casos onde o item reserve dados de terceiros, o cuidado deve ser redobrado, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A lei nº 13.709/2018 foi criada a fim de penalizar organizações que não cumpram as regulamentações de coleta, armazenagem, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Por dado pessoal, entende-se quaisquer informações que identifiquem um indivíduo por nome, apelido, endereço, e-mail, fotos, números de documentos e IP.
Empresas que não atuem com transparência durante a coleta de dados, explicando claramente os motivos ao usuário, ou divulgue as informações sem seu consentimento prévio, estão sujeitas a multas de até 50 milhões de reais.
Em casos de necessidade de destruição segura de documentos impressos, indicamos o Descarte Ecológico. Atuamos com rapidez, sigilo e em total conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ou seja, descarte ambientalmente adequado.
Como descartar documentos confidenciais?
Apesar do documento a ser eliminado não possuir valor histórico ou funcional, ainda contém dados confidenciais, devendo ser destruído da maneira correta. Certifique-se de que o item realmente não será mais utilizado e separe para enviar à destinação adequada. Caso prefira, digitalizar documentos e armazená-los em um dispositivo seguro, pode ser uma opção.
Segundo o PROCON, recibos de pagamentos de contas devem ser preservados no período mínimo de cinco anos, bem como faturas de cartões. Notas fiscais ou termos de garantia de eletrônicos, eletrodomésticos e móveis, por exemplo, devem ser mantidos durante toda a vida útil do produto.
Certificados patrimoniais não devem ser eliminados em nenhum momento enquanto o patrimônio estiver em uso.
Após identificar todos os documentos destinados à destruição, entre em contato com a central de atendimento da Ecoassist e agende a retirada no local desejado. Trabalhamos com dias e períodos flexíveis, atuando de acordo com a necessidade do cliente.
Descarte Ecológico para documentos
Os documentos coletados por nossa equipe são direcionados ao centro de triagem de forma segura e rápida, onde são descaracterizados e misturados aos outros itens destinados à reciclagem de papel. Os impressos são picotados e passam pelo tratamento químico que irá remover a tinta das folhas, tornando-as seguras para reuso.
Em casos de crachás, cartões ou outros documentos que levam plástico, são triturados e misturados até que cheguem a granularidade única para reutilização.
Documentos sigilosos que não possam ser reciclados, são enviados para incineração, que consiste na queima de objetos de forma ambientalmente adequada.
Assim como qualquer outro bem, os documentos também são considerados como resíduos. Seu descarte em locais irregulares pode resultar em multas por crime ambiental, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Além da destruição de documentos, atuamos com descarte de:
- Uniformes;
- Móveis de escritório;
- Eletrônicos;
- Entulho e restos de obra;
- Desmobilização empresarial.
Impacto do descarte de papéis no meio ambiente
Com o intuito de preservar o meio ambiente, a indústria de papel no Brasil utiliza o sistema de reflorestamento, contudo o descarte de papéis de forma incorreta continua sendo um dos maiores fatores prejudiciais da natureza.
Apesar da decomposição do papel levar alguns meses para ocorrer de forma integral, seu acúmulo em lixões irregulares, vias públicas ou sistema de esgoto, afeta diretamente nossos recursos naturais. Sabemos que alguns tipos de documentos não devem ser direcionados ao reaproveitamento para não comprometer a segurança. Contudo, o processo de reciclagem elimina todas as informações impressas ou escritas nos papéis.
Ao solicitar o serviço de Descarte Ecológico da Ecoassist, você recebe o Certificado de Destinação Final, atestando que sua empresa atuou conforme legislação nacional do meio ambiente. O documento garante que os resíduos foram descartados de maneira sustentável e receberam a destinação adequada.
Se você é pessoa física e necessita do serviço de descarte para documentos, papéis ou qualquer outro resíduo sólido, entrem em contato e solicite seu orçamento. Atuamos em território nacional!
Entre em contato!
Leia também: Moda Sustentável e os Impactos do Fast Fashion