O Dia da Amazônia tem data em 5 de setembro. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da floresta e sua preservação. Além disso, o dia foi scolhido por D. Pedro II, em 1850, por coincidir com a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).
Sua biodiversidade está diretamente relacionada com a vida humana e ambiental de todo o planeta.
Mas diante do cenário atual, com o aumento das queimadas e o desmatamento, o que devemos celebrar nesta data? No post de hoje, vamos compartilhar importantes informações sobre o cenário atual da Amazônia e, ainda, qual a relação da Logística Reversa e da Economia Circular com a preservação da floresta.
Dia da Amazônia: o cenário atual
Em uma recente publicação da revista Nature, que avaliou de forma detalhada os impactos de queimadas, secas relacionadas ao desmatamento e diversidade de plantas e animais da Amazônia, foi identificado que, do ano de 2001 a 2019, 95% de todas as espécies que habitam a mata e 85% das que já eram ameaçadas de extinção foram afetadas pelas queimadas. A ação destruiu cerca de 103 mil a 190 quilômetros quadrados da floresta.
Além da situação preocupante das espécies e vegetação, o estudo ainda aponta que as secas são consequência das mudanças climáticas, que tem total relação com as ações causadas pelo próprio homem. Previsões apontam que até 2050, a perda florestal chegará a pelo menos 21%, podendo atingir seu máximo, estimado em 40%.
Com isso, neste dia da Amazônia, é fundamental falar sobre a preservação da maior floresta tropical do mundo, que atua como um importante sumidouro de carbono. Ela ajuda na regulação do clima da Terra e, por isso, precisa de mais atenção na forma como tratamos ela.
A Logística Reversa como um importante pilar ambiental
Neste dia 5 de setembro dia da Amazônia, saiba que toda ação ambiental, seja ela positiva ou negativa, impacta todo o ecossistema. Nesse sentido, a destinação correta de resíduos é muito importante.
Com o processo adequado, os desperdícios são evitados, materiais que ainda tem utilidade são reaproveitados e o que não tem como ser reutilizado torna-se matéria prima, ganhando uma nova utilidade e dando vida a novos produtos.
Por fim, tudo isso pode ser feito por meio da Logística Reversa que faz a destinação correta de resíduos. A Economia Circular também mantém um sistema de reaproveitamento com base na reutilização de materiais renováveis, sem precisar, muitas vezes, optar por novos recursos. Isso pode ajudar – e muito – a reduzir o desmatamento, por exemplo.
A Amazônia, importante patrimônio, precisa da nossa ajuda. Vamos juntos preservar as florestas?