Descarte de Residuos19

Blog

O que é Logística Reversa: como funciona e tipos

Compartilhe via

DSC5002 1 1

Você já comprou algum produto e ele teve de retornar à loja ou ao fabricante, seja por algum defeito ou porque não seria mais utilizado? Se a resposta for sim, então já podemos ter uma ideia sobre o que é logística reversa. Mas calma, se você também nunca fez isso, ainda sim é bem simples de entender.   

Com a evolução tecnológica facilitando novas compras — principalmente pela internet —, as pessoas vêm consumindo cada vez mais. Com isso, consequentemente, também vem o descarte irregular de diversos tipos de resíduos na natureza. 

Porém, quando um produto chega ao fim de sua vida útil, a alternativa mais adequada de destinação é o Descarte Ecológico, que também faz parte desse tipo de logística. E esse é um conceito que está relacionado diretamente com a sustentabilidade

Afinal, já que quando um produto é descartado de forma ambientalmente correta, reduz de maneira significativa a poluição e melhora o reaproveitamento de matérias-primas com a reciclagem, além de motivar o consumo consciente.

A seguir, confira tudo sobre esse processo, como funciona e quais os seus tipos.

Entenda o que é logística reversa

No Brasil, o principal objetivo da Logística Reversa é o reaproveitamento de resíduos. É um movimento que reúne diversos setores, como fabricantes, comerciantes, consumidores e indústrias recicladoras.

Em alguns casos, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), as empresas são obrigadas a viabilizarem a Logística Reversa. Logo,  isso acontece com importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes dos seguintes itens:

  • Agrotóxicos;
  • Pilhas e baterias;
  • Óleos lubrificantes (incluindo seus resíduos e embalagens);
  • Pneus;
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
  • Lâmpadas fluorescentes – de luz mista, de vapor de sódio e mercúrio.

Como funciona na prática

O processo é dividido em três principais etapas:

1- O consumidor aciona a Logística Reversa para o produto;

2- O material é retirado e armazenado para triagem;

3- Na sequência, o objeto é triado para sua devida destinação.

Conhecendo os tipos de Logística Reversa

Agora que você já sabe o que é logística reversa e como funciona, listamos abaixo quais são as opções deste processo. Confira!

Logística Reversa pós-consumo

Essa opção consiste em uma iniciativa direta do consumidor final. É o sistema mais utilizado e o mais popular, já que se inicia, por exemplo, através da coleta seletiva. Tem como intuito o retorno dos itens para a indústria através do processo de reciclagem.

Logística Reversa pós-venda

Quando um produto não atende às expectativas do cliente, é feita a devolução de mercadorias. É bastante comum em compras online. Alguns fatores que implicam a devolução são: defeitos, pedido incorreto, arrependimento após a compra, entre outros.

Nesse caso, a empresa precisa recuperar o produto e recolhê-lo de volta. Isso pode ser feito via Correios e empresas especializadas nessa logística sustentável.

Reuso

Nessa categoria, os materiais são coletados, armazenados e destinados, retornando para a cadeia produtiva como matéria-prima, tendo como principal objetivo o reaproveitamento. Esse processo é viabilizado pelo fabricante e pode envolver empresas especializadas na logística reversa.

Os benefícios da logística reversa, tanto para empresas, consumidor final e para o meio ambiente são vários, como cadeia produtiva mais sustentável, redução de custos, aprimoramento e melhor otimização dos processos, diminuição da poluição, entre outros. Ao fazer uma compra, não deixe de verificar se a loja ou o fabricante disponibiliza esse serviço.

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de