Encontrou o apartamento ou casa dos sonhos, fechou o contrato e pegou as chaves, mas não sabe por onde começar? Estamos aqui para ajudar com 5 dicas para facilitar sua mudança de casa.
Sabemos que o processo de transição de lar é cansativa e desgastante, principalmente quando não nos planejamos adequadamente. Mas não se assuste! Colocar uma vida dentro de caixas e malas pode ser mais simples do que você imagina, desde que algumas orientações sejam seguidas antes de iniciar a arrumação.
Fale Conosco
Dedique um tempo para se planejar
O primeiro passo para começar o processo de organização para a mudança de casa é separar um bom tempo para se planejar. Elimine distrações, coloque uma música gostosa, por exemplo, sempre garantindo que não haverá procrastinação. O ideal é separar um fim de semana dedicado para a tarefa, mas tenha em mente que poderá não ser suficiente.
Uma mudança pode levar até 1 mês para ser concluída com calma e sem possíveis eventualidades. Além disso, busque aproveitar as caixas de papelão do mercado para facilitar o processo de empacotamento.
Crie listas
Pegue um bloco de anotações e comece pensando no que você vai levar. Abra os armários para ver cada roupa, confira a despensa para retirar os produtos vencidos e selecionar os itens que serão levados. Consulte sua estante e separe os livros que mais gosta para manter. Venda ou doe os demais lembrando sempre que poderá reler via e-book ou PDF.
Liste todos os objetos que irá levar, vender, doar ou jogar fora. Reflita sobre tudo e lembre-se de que outras pessoas poderão fazer melhor uso dos itens. Em casos de objetos sentimentais, fotografe-os e guarde somente os retratos. Em outras palavras, não há necessidade de carregar coisas sem utilidade sabendo que as fotografias poderão representar o mesmo sentimento.
Separe as caixas por ambientes
Com a lista em mãos, anote no exterior das caixas quais os objetos que serão transportados e para qual ambiente serão destinados. Não misture itens ou ambientes. Coisas de cozinha serão destinadas para a cozinha e assim por diante com outros cômodos.
Objetos pequenos devem ser colocados em caixas menores para evitar sua perda. Sugerimos que os pertences valiosos (monetária e emocionalmente) sejam transportados junto com você, em seu carro, no dia da mudança.
Peças frágeis podem ser embrulhadas em toalhas de banho, evitando que possam se quebrar. A opção é ecologicamente sustentável e econômica, visto que plástico bolha pode não ter um bom custo/benefício devido a impossibilidade de reuso após a mudança de casa.
Faça um catálogo com todos os itens
Antes de encaixotar as coisas, liste todos os itens que serão transportados e anexe a folha nas respectivas caixas. Da mesma forma, o catálogo facilitará no destino, quando você precisar de uma colher para mexer, vai saber exatamente onde encontrar, sem precisar desembalar várias outras caixas.
Em conclusão, a organização é a chave principal para realizar uma mudança calma, sem eventualidades e perdas. Planejar cada passo dessa importante fase, deixará o caminho para a nova casa muito mais tranquila.
Desapegue do que não é necessário
É comum se deparar com itens obsoletos que não serão utilizados no novo lar. Ao invés de transportar os itens e acumular coisas fora de uso, faça o descarte consciente. A Ecoassist atua com coleta e destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, que inclui móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, têxteis, entulho ensacado e muito mais.
O serviço sustentável está presente em todo o território nacional, com cotações online via Whatsapp, e-mail ou telefone, sempre em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A opção também inclui doação para um beneficiário de sua escolha ou instituições sociais parceiras a Ecoassist.
Fazer uma mudança de casa organizada, inclui decisões responsáveis com a preservação do meio ambiente. Acima de tudo, prefira a qualidade de vida, proteja nossos recursos naturais e opte pelo descarte correto para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Seguindo todos as dicas, sua mudança de casa será tranquila e sem perdas durante o trajeto. Aproveite seu novo lar e entre em contato se precisar!
Leia também: Guia Definitivo da Reciclagem