Nos últimos dois anos, a sustentabilidade foi um assunto pautado por toda sociedade em diferentes ambientes, inclusive no empresarial. Muitas empresas passaram a olhar com mais cuidado para os aspectos sociais, ambientais e de governança, conhecidos como ESG (Environmental, Social and Governance – em inglês).
Até então pautado com frequência no mercado financeiro, o assunto não é novo, mas desde que a pandemia de covid-19 começou no Brasil, em 2020, com a mudança de comportamento e de valores, diversos assuntos foram discutidos e tendências foram aceleradas.
Mesmo com o tema em evidência, as práticas de ESG ainda são novas e as empresas ainda estão pouco familiarizadas com o tema. A pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em conjunto com o instituto FSB, realizada com cerca de 500 empresas de médio e grande porte do segmento industrial, mostra que 72% dos executivos estão pouco ou nada familiarizados com o tema ESG.
O levantamento ainda aponta que a maior preocupação das empresas é com o descarte de resíduos sólidos. Neste post, explicaremos qual a relação do ESG com o Descarte Ecológico.
O que é Descarte Ecológico
A atividade consiste na destinação e tratamento correto de resíduos sólidos. Quando um objeto é descartado de maneira correta, é possível reciclar e reaproveitar a matéria-prima e outros itens que possam retomar a vida útil, além de tratar e descartar corretamente o que não pode ser reutilizado.
Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi instaurada com objetivo de implantar uma lei que integrasse toda sociedade, desde o poder público até o cidadão comum para prevenir a geração de resíduos, incentivar o consumo sustentável e o descarte correto de materiais poluentes.
Na Ecoassist, realizamos toda coleta e destinação de resíduos sólidos. Temos o compromisso, há mais de 10 anos, de incentivar o consumo sustentável e de realizar o descarte correto de resíduos sólidos.
Como é feita a destinação de resíduos sólidos
O processo é relativamente simples e é dividido em quatro principais etapas:
1- Retirada: o objeto é retirado no local solicitado.
2- Triagem e separação: na sequência, todo material recolhido é levado até uma agência de Descarte Ecológico que irá realizar a triagem dos objetos que podem ser caracterizados como produtos de informática, telefonia e eletrodomésticos.
3- Descaracterização: nessa fase, acontece a desmontagem, em que matérias-primas e tudo que pode ser reciclado é selecionado.
4- Reciclagem: aqui acontece o processamento de tudo que foi separado e pode ser reutilizado.
Qual a importância e relação do ESG com o Descarte Ecológico
Descartar corretamente objetos que não serão mais utilizados e que não terão mais vida útil é, sem dúvida, uma iniciativa sustentável. O planeta fica menos poluído e a economia circular acontece de maneira mais efetiva. O ESG, especialmente o pilar E, diz respeito às ações voltadas ao meio ambiente.
Nesse sentido, o serviço de Descarte Ecológico é essencial para empresas para o consumidor final, pois contribui com a redução dos impactos ambientais gerados por toda sociedade.
Temos um papel fundamental nessa jornada por um mundo mais sustentável. Convidamos você a vir com a gente.