Quando chega dezembro, a festa de fim de ano é realidade em qualquer região de nosso país. Assim, as festas fim de ano simbolizam, a gratidão, alegria e claro, muitos presentes e comidas, mas também consumo exagerado e, consequentemente, o aumento no volume de resíduos.
Além de usar recursos naturais e humanos, tudo o que consumimos gera gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global. É o caso de aparelhos eletrônicos, de roupas e de móveis, apenas para citar alguns entre inúmeros exemplos cujas produções emitem gases poluentes.
Falamos em um artigo como descartar móveis usados outros utensílios sem sair de casa, confira! – Por isso, é muito importante refletirmos antes de comprar. O fim do ano é uma excelente oportunidade para reflexões!
Com isso, após as festas de fim de ano, podemos esperar ver toneladas de embalagens, cartões de Natal e Ano Novo, latas, garrafas e plásticos jogados fora, sem a preocupação com a separação e descarte correto dos materiais.
Veja também: Símbolos da reciclagem nas embalagens de plástico
Entre as dicas para aproveitar a festa de fim de ano de forma mais sustentável, podemos destacar:
-
Dar a destinação correta para os resíduos, separando o lixo orgânico do reciclável, facilitando a reciclagem e descarte ecológico;
-
Facilitar a reciclagem e descarte ecológico, através das embalagens, que também merecem muita atenção. Cerca de 30% de todo o lixo produzido no Brasil é formado por embalagens e isso causa grande impacto ao meio ambiente. Dessa forma, prefira embalagens mais simples e que possam ser reutilizadas;
-
Usar enfeites artesanais para reciclagem e descarte ecológico, ou feitos a partir de materiais reciclados, por exemplo. Após as festas, guarde os enfeites com cuidado e reutilize-os no próximo ano;
-
Planeje-se e compre a quantidade de alimentos que será consumida, exageros acarretam desperdícios e facilitando a reciclagem e descarte ecológico;
-
Doar seus objetos ociosos (livros, objetos de decoração, etc.);
-
Fazer seus próprios presentes ou compre produtos artesanais feitos por comunidades, cooperativas ou instituições do terceiro setor e, sempre que possível, opte por objetos feitos com matéria-prima reciclada.
Agora que você viu como pode facilitar a reciclagem e descarte ecológico, vamos colocar em prática e fazer um ano novo mais ecológico! Em resumo, mude suas atitudes!
Acompanhem-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco