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Marketing Verde: como implementar no seu negócio

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Com os problemas ambientais mais recorrentes, os empreendedores devem pensar em ações que envolvam o Marketing Verde para obter sucesso e se destacar frente ao público. Entretanto, é preciso entender o que é Marketing Verde, como implementá-lo e quais benefícios agrega aos negócios. Conhecer mais sobre esse tipo de marketing é fundamental até mesmo para evitar o efeito adverso com o Greenwashing.

Esse é um tema que ganha cada vez mais adeptos, sendo uma causa importante e de alto impacto para o público. Afinal, unimos o marketing e sustentabilidade em um só propósito: promover o uso sustentável de diversos materiais ao demostrar os valores de uma marca. Por conta disso, algumas empresas fazem questão de criar uma imagem mais “verde”, ou seja, que tem uma atuação que prioriza o cuidado com o meio ambiente e que são engajadas com a sustentabilidade.

Sendo assim, para que isso seja possível, é necessário realizar campanhas que pregam o discurso real de produtos amigos do meio ambiente. Isso envolve processos de fabricação que não agridem a natureza, ações de reciclagem, bem como uma produção mais ecológica nas suas atividades. Quer saber tudo sobre o Marketing Verde para promover o seu negócio? Continue lendo este artigo até o fim. 

O que é Marketing Verde?

O Marketing Verde — também conhecido como marketing ambiental — é uma estratégia de marketing focada atrair e fidelizar clientes que valorizam as práticas sustentáveis empresariais. Dessa forma, o Marketing Verde pode ser caracterizado como um conjunto de estratégias para promover um negócio ao mostrar que ele se preocupa com o meio ambiente. Logo, as ações de marketing verde terão como principal característica promover a sustentabilidade de seus produtos ou serviços.

Este marketing com apelo ambiental é muito importante e que deve ser considerado nos tempos atuais, visto que a consciência ecológica tem se tornado uma obrigação e um tema mais urgente nos últimos anos para o cuidado com o ambiente e preservação dos estilos de vida.

Assim, o segredo do sucesso para as empresas que apostam nesta estratégia é mostrar mais do que uma boa imagem, mas ter ações que mostram consciência e responsabilidade ambiental, como práticas e valores reais da marca, trazendo identificação e contando muito no momento de escolha dos clientes.

Princípios do marketing verde

Para estar de acordo com o marketing ambiental em um negócio, a equipe precisa se atentar a conceitos como: 

  • Economicamente viável;
  • Culturalmente aceito; 
  • Ecologicamente correto;
  • Socialmente justo.

Considerando estes fatores, o empreendimento precisa ter muito mais do que a responsabilidade ambiental, mas também a cultural, econômica e social. 

Por outro lado, o famoso 3 Rs de reduzir, reciclar e reutilizar e os 4 Ss de segurança, satisfação do consumidor, sustentabilidade Social Acceptance (Aceitação Social) são outros aspectos que devem ser levados em consideração ao planejar um negócio. Tudo isso, claro, incluindo um marketing verde mais efetivo. 

Afinal, estes aspectos representam uma empresa/ação sustentável e de valor, além de ajudarem na produção das mercadorias, economia de recursos e fortalecimento do Marketing Digital da empresa, representando os valores do negócio.

Do mesmo modo, as empresas que realizam investimentos no marketing verde podem (e devem) implementar conceitos de responsabilidade ambiental focados em um desenvolvimento sustentável, favorecendo o marketing efetivo e consistente e, assim, evitar o greenwashing.

O que é Greenwashing?

Antes de começar a criar campanhas de Marketing Verde, é preciso entender o que é o greenwashing para não acabar caindo em uma armadilha e enganar o consumidor. O conceito de greenwashing, em português, é conhecido como lavagem verde e consiste em informações equivocadas que enganam o consumidor, falando sobre uma prática inexistente relacionada à sustentabilidade, algo contrário ao marketing verde.

Enganar o consumidor é algo que acaba com a credibilidade da empresa e impacta negativamente todo o negócio, além de afastar potenciais clientes. Portanto, para evitar problemas, é muito importante estruturar bem as estratégias de marketing sustentável e o que realmente se aplica às rotinas de trabalho na empresa.

Inserção do marketing verde nas estratégias do negócio

O primeiro passo é implementar uma mudança de comportamentos e hábitos na empresa. Nesse contexto, o reaproveitamento dos materiais e reciclagem são mudanças que proporcionam economia e ajudam a conquistar a confiança dos clientes.

De outro modo, a economia de recursos, redução da emissão de poluentes e gerenciamento de tudo isso contribui para processos mais eficientes e ecológicos, eliminando os impactos negativos e promovendo ações de preservação ambiental.

Para evidenciar tais diferenciais sustentáveis do negócio, a empresa pode investir em plataformas de anúncios pagos, divulgando os produtos, serviços e diferenciais com mais efetividade. 

O Instagram Ads, por exemplo, é uma ferramenta na qual os profissionais podem criar anúncios em formatos de vídeos, fotos e carrossel que podem ser veiculados em posts no feed e nos stories. Além disso, como uma plataforma de anúncios pagos permite chamar a atenção do público, mostrando a rotina, para além de produtos e serviços, e todo o cuidado com o meio ambiente. 

Sendo assim, entender como funciona o Facebook Ads e outras ferramentas de mídia paga é importante para explorá-las ao máximo e conseguir bons resultados, principalmente pelo fato do Facebook permitir o gerenciamento de todas as redes dessa plataforma.

Vantagens para o seu negócio

Existem muitos benefícios que podem ser aproveitados pelas empresas ao saber como implementar o marketing ambiental, sendo as principais:

  • Cria diferencial competitivo com o ecomarketing;
  • Atrai o público através da consciência ecológica;
  • Contribui com o posicionamento no mercado;
  • Aumenta os lucros e reduz custos processuais/fiscais;
  • Possibilita o crescimento do negócio;
  • Aumenta a credibilidade e identificação.

Além disso, quando bem feitas, o negócio passa a ser visto com bons olhos pelos potenciais investidores e clientes, visto que posiciona os interesses e valores da marca, traçando uma personalidade.

Estes e outros benefícios que o marketing e a sustentabilidade juntos proporcionam podem ser aproveitados de forma mais ampla após o devido estudo do marketing e até o direcionamento de parte do capital para a contratação de uma equipe especializada em comunicação e que entendem como anunciar no Google Ads.

Portanto, para os negócios que ainda não investem em marketing verde, a hora de implementar este conceito é agora. Afinal, além de agregar impacto positivo para o meio ambiente, promove a consciência ecológica e se destaca frente aos concorrentes. A marca também será reconhecida também pelo cuidado ambiental, algo tão importante atualmente.

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