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Material de Merchandising: como fazer o descarte correto

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O varejista costuma precisar muito de material de merchandising para que suas campanhas de marketing tenham êxito. Com isso, há a necessidade de expor produtos em lojas, sendo essencial que sejam realizadas diversas ações afim de promover seus produtos.

Sendo assim, o processo de logística promocional para que uma campanha vá ao ar é composta por uma série de etapas. Para que uma ação de merchandising seja realizada no sistema PDV escolhido, muitas ações são necessárias, como o transporte, o manuseio e a montagem dos materiais de merchandising.

Além disso, uma das partes mais importantes e que não podem ser esquecidas é a desmontagem, descaracterização e descarte ecologicamente correto dos itens utilizados no ponto de venda. Esse processo, a pricípio, é chamado de logística reversa. Confira mais nesse post como descartar material de merchandising pela logística reversa.

O que é logística reversa

XII – logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada; 

(trecho retirado da Política Nacional de Resíduos Sólidos LEI Nº 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010)

Antes de tudo, a logística reversa é basicamente o retorno de produtos à cadeia produtiva. De forma mais precisa, a logística reversa transporta e move bens de seu destino final para uma etapa anterior da cadeia produtiva.

Ou seja, esse movimento tem como objetivo fazer com que o bem ganhe novamente valor. É o caso da reutilização de um bem para uma nova campanha ou dando um descarte ambientalmente adequado ao material de merchandising, por exemplo.

Em suma, qualquer processo que ocorra após a venda de um produto envolve logística reversa. Por exemplo, quando um produto é comprado e apresenta algum defeito, o produtor tem a obrigação de receber esse produto, testar e tomar alguma providência que pode ser uma indenização ao cliente com valor igual ou aproximado ao do preço do produto, ou encaminhar para uma assistência técnica autorizada.

Em qualquer uma dessas opções o produtor precisa organizar como será a retirada ou recebimento do material, sua testagem, possível desmontagem e descarte correto das peças.

A logística reversa também atua, como dissemos anteriormente, com material de merchandising. Uma ação de merchandising inclui etapas de planejamento, processos complexos de logística, manuseio de produtos e de kits promocionais, transporte e montagem do ponto de venda.

A Ecoassist é especialista nesse serviço e referência no ramo de descarte ecológico. Assim, nossa equipe resolve todo o problema de desmontagem, transporte e descarte de materiais promocionais. Entre os produtos que podemos atuar fazendo a destinação correta estão: displays, gondolas, cartazes, organizadores, stoppers, wooblers, topo de ilha, mobiles, testeiras entre outros.

Problemas do descarte incorreto de materiais de merchandising

Nada pior para a imagem de uma empresa do que ser vista como irresponsável pelo próprio consumidor, não é mesmo? No caso das ações com materiais para o visual merchandising, em que costumam ser usadas muitas estruturas, é importante que as mesmas tenham um descarte adequado. Assim, elas não ficam poluindo a natureza onde, certamente, seus clientes estão convivendo.

Os materiais promocionais geralmente carregam consigo a identidade visual no geral, que são facilmente reconhecidos pelos consumidores e pelo poder público. Esse último, sobretudo, pode causar problemas não somente na imagem que o consumidor tem da marca, mas também, gerar multas. Leia mais sobre assunto em: Riscos do descarte de material promocional de forma indevida

 

Adequação à legislação ambiental

A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, regulamenta pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Dessa forma, foi implementado o conceito de logística reversa que afeta fabricantes, transportadoras e clientes.

Entre os objetivos listados no texto, é preciso destacar:

  • O desenvolvimento de tecnologias limpas;
  • O incentivo a atividades de reciclagem e reaproveitamento de materiais;
  • A criação de politicas públicas que incentivem o descarte correto dos resíduos sólidos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos também determina diretrizes para viabilizar a coleta e reaproveitamento de materiais descartados no ciclo produtivo. Portanto, cada vez mais empresas e indústrias brasileiras precisam desenvolver processos dentro da logística reversa que possibilite o descarte correto dos materiais utilizados.

Por exemplo, a própria lei 12.305/2010 obriga os fabricantes e distribuidores a recolher embalagens de produtos já usados. Diante disso, quem não cumpre a lei está sujeito a penalidades legais – algo facilmente evitado quando a empresa contrata a Ecoassist, uma empresa responsável e eficiente de logística reversa.

Porém, atualmente, não é suficiente reaproveitar ou remover refugos do processo de produção. Para além disso, é preciso pensar no impacto ambiental que cada ação irá gerar e garantir que esse impacto será minimizado com a logística reversa.

Segundo a lei, o fabricante é responsável por todas as etapas do que produz, incluindo o fim de sua vida útil nessa lista os materiais de merchandising no sistema de PDV. É por essa razão que a logística reversa está cada vez mais presente nas operações de marketing e de logística das empresas.

Como a Ecoassist atua na logística reversa de materiais de merchandising

Os contratos entre empresas podem ser pontuais. isto é, quando fazemos a desmontagem, coleta e descarte de materiais do visual merchandising uma única vez a cada solicitação. Por outro lado, também podem acontecer pela recorrência, que é quando é acordado uma frequência de desmontagem, coleta e descarte de materiais, de acordo com as necessidades da empresa solicitante.

O primeiro ponto de contato entre nós e sua empresa pode ser feito por e-mail comercial@ecoassist.com.br ou pelo formulário abaixo:

Após isso, sua empresa poderá apresentar suas necessidades de logística reversa e negociar com nosso gestor, Eber Souza. Além disso, poderá entrar em contato também com o nosso supervisor de marketing, Danilo Oliveira, bem como outros integrantes da equipe Ecoassist, conforme e necessidade.

Após tudo acordado, enviamos nossa equipe até onde se encontra os materiais de merchandising a serem descartados. Eles estão preparados para fazer a desmontagem do sistema de PDV físico, transporte até nossos galpões, descaracterização da identidade visual e encaminhamento para o destino final que pode ser reciclagem, coprocessamento, doação para ONGs, entre outras (de acordo com as necessidades da sua empresa).

 

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