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Riscos do descarte de material promocional de forma indevida

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As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta.

Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, agências ou outras organizações que produzem resíduos promocionais. Dessa forma, não apenas garantimos a proteção da identidade visual dos nossos contratantes, como auxiliamos o meio ambiente.

Entenda como podemos ajudar o seu negócio a ser mais sustentável logo após o formulário de contato.

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Quais são os resíduos descartados no material promocional?

Quando pensamos em produzir uma campanha promocional com materiais de divulgação offline, nos vem à cabeça os banners, folders, uniformes, brindes e muitos outros itens. Todo este material, carrega a identidade visual da campanha ou marca, podendo comprometer a empresa quando descartados de maneira incorreta.

Neste cenário, compreendemos que durante a fabricação dos materiais promocionais, alguns produtos podem não sair com a impressão correta ou qualidade adequada, sendo necessário seu descarte. Além disso, as embalagens utilizadas nas logísticas promocionais são outros importantes objetos que devem ser manuseados corretamente.

Conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente, torna-se responsabilidade de todo importador, fabricante, distribuidor, comerciante ou consumidor, dar a destinação ambientalmente adequada aos bens pós-consumo.

O não cumprimento da Lei Nº 12.305/10 pode acarretar em penalidades que variam de multas, perda de licenças e até mesmo na reclusão do responsável pela empresa correspondente. Assim sendo, a Ecoassist pode ser a melhor opção para gerenciar os resíduos sólidos gerados por sua marca durante as campanhas de marketing.

Como funciona a coleta de material promocional

Como mostramos acima, durante a produção do material promocional de uma marca, pode haver pequenos defeitos ou inconsistências que inviabilizam os itens para uso na campanha. Desta forma, a empresa deve ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos válido, apresentando o documento de como lidam com os itens a serem descartados. 

A Ecoassist, presente no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, é especialista na gestão de resíduos sólidos, prestando o serviço de coleta, transporte, armazenagem, descaracterização, separação e destinação final dos itens. Através dos passos citados, garantimos a destruição total dos objetos que carregam a identidade visual da sua marca.

Este processo é de extrema importância para todas as empresas preocupadas com o uso indevido por terceiros do logotipo, uniformes ou outros itens com informações confidenciais. Cuidamos para que os resíduos fiquem em total anonimato, impedindo o comprometimento da imagem da sua marca.

O tipo de serviço pode ser escolhido de acordo com a demanda de cada empresa. Se a sua companhia necessita de descartes recorrentes, indicamos uma parceria a longo prazo onde podemos estipular a periodicidade de cada coleta e tipo de destinação indicada para cada tipo de serviço. Contudo, caso as retiradas sejam descontínuas, podemos realizar coletas pontuais.

Para onde vai o resíduo do material promocional?

Depois que os resíduos são descaracterizados e separados por tipos de componentes, os despachamos para os nossos parceiros homologados espalhados por todo o Brasil a fim de aplicar a destinação ambientalmente correta.

O plástico utilizado na produção de cartões, placas e outros materiais, passa pela trituração até atingir o grau ideal de granulação para reciclagem. Já o papel utilizado em folders, panfletos e banners a base de vinílico, são completamente recicláveis, retornando ao início da cadeia produtiva após o tratamento indicado.

Por outro lado, o metal dos pedestais, por exemplo, devem ser cuidadosamente descartados para retornarem ao ciclo inicial de produção, contribuindo ativamente com a economia circular. O mesmo se aplica ao vidro, que após o tratamento térmico, está pronto para reuso.

Todo o processo está incluso no valor calculado com base no volume, tipo e localização do material. Contudo, caso a empresa tenha um seguro cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist, a coleta poderá ser realizada de maneira gratuita. 

Documentação de descarte de materiais promocionais

Ao final de toda a tratativa, concedemos o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. Junto ao laudo comprobatório, o CDF pode ser utilizado para renovação de licenças ou até mesmo para aumento no valor de ações.

Para isso, a empresa necessita ter o Capital Aberto junto à Bolsa de Valores e anexar os documentos no relatório de sustentabilidade.

Se interessou? Traga sua demanda para discutirmos juntos as oportunidades e definir qual a melhor proposta para o seu negócio. Atuamos com pessoas físicas e jurídicas.

Leia também: Material de Merchandising – como descartar

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