Descarte de Residuos19

Blog

Impactos Negativos do Descarte Indevido de Material Promocional

Compartilhe via

readequacao de espaco

As campanhas de marketing de uma empresa são indispensáveis quando pensamos em lançar um produto ou serviço no mercado. Durante este processo, surgem dúvidas sobre como fazer o descarte de material promocional de forma segura e ambientalmente correta.

Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico voltado para empresas de logística promocional, empresas, agências ou outras organizações que produzem resíduos promocionais. Dessa forma, não apenas garantimos a proteção da identidade visual dos nossos contratantes, como auxiliamos o meio ambiente.

Entenda como podemos ajudar o seu negócio a ser mais sustentável logo após o formulário de contato.

Fale Conosco

Quais são os resíduos descartados no material promocional?

Quando pensamos em produzir uma campanha promocional com materiais de divulgação offline, nos vem à cabeça os banners, folders, uniformes, brindes e muitos outros itens. Todo este material, carrega a identidade visual da campanha ou marca, podendo comprometer a empresa quando descartados de maneira incorreta.

Neste cenário, compreendemos que durante a fabricação dos materiais promocionais, alguns produtos podem não sair com a impressão correta ou qualidade adequada, sendo necessário seu descarte. Além disso, as embalagens utilizadas nas logísticas promocionais são outros importantes objetos que devem ser manuseados corretamente.

Conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente, torna-se responsabilidade de todo importador, fabricante, distribuidor, comerciante ou consumidor, dar a destinação ambientalmente adequada aos bens pós-consumo.

O não cumprimento da Lei Nº 12.305/10 pode acarretar em penalidades que variam de multas, perda de licenças e até mesmo na reclusão do responsável pela empresa correspondente. Assim sendo, a Ecoassist pode ser a melhor opção para gerenciar os resíduos sólidos gerados por sua marca durante as campanhas de marketing.

Como funciona a coleta de material promocional

Como mostramos acima, durante a produção do material promocional de uma marca, pode haver pequenos defeitos ou inconsistências que inviabilizam os itens para uso na campanha. Desta forma, a empresa deve ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos válido, apresentando o documento de como lidam com os itens a serem descartados. 

A Ecoassist, presente no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, é especialista na gestão de resíduos sólidos, prestando o serviço de coleta, transporte, armazenagem, descaracterização, separação e destinação final dos itens. Através dos passos citados, garantimos a destruição total dos objetos que carregam a identidade visual da sua marca.

Este processo é de extrema importância para todas as empresas preocupadas com o uso indevido por terceiros do logotipo, uniformes ou outros itens com informações confidenciais. Cuidamos para que os resíduos fiquem em total anonimato, impedindo o comprometimento da imagem da sua marca.

O tipo de serviço pode ser escolhido de acordo com a demanda de cada empresa. Se a sua companhia necessita de descartes recorrentes, indicamos uma parceria a longo prazo onde podemos estipular a periodicidade de cada coleta e tipo de destinação indicada para cada tipo de serviço. Contudo, caso as retiradas sejam descontínuas, podemos realizar coletas pontuais.

Para onde vai o resíduo do material promocional?

Depois que os resíduos são descaracterizados e separados por tipos de componentes, os despachamos para os nossos parceiros homologados espalhados por todo o Brasil a fim de aplicar a destinação ambientalmente correta.

O plástico utilizado na produção de cartões, placas e outros materiais, passa pela trituração até atingir o grau ideal de granulação para reciclagem. Já o papel utilizado em folders, panfletos e banners a base de vinílico, são completamente recicláveis, retornando ao início da cadeia produtiva após o tratamento indicado.

Por outro lado, o metal dos pedestais, por exemplo, devem ser cuidadosamente descartados para retornarem ao ciclo inicial de produção, contribuindo ativamente com a economia circular. O mesmo se aplica ao vidro, que após o tratamento térmico, está pronto para reuso.

Todo o processo está incluso no valor calculado com base no volume, tipo e localização do material. Contudo, caso a empresa tenha um seguro cuja apólice ofereça os serviços sustentáveis da Ecoassist, a coleta poderá ser realizada de maneira gratuita. 

Documentação de descarte de materiais promocionais

Ao final de toda a tratativa, concedemos o Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material descartado. Junto ao laudo comprobatório, o CDF pode ser utilizado para renovação de licenças ou até mesmo para aumento no valor de ações.

Para isso, a empresa necessita ter o Capital Aberto junto à Bolsa de Valores e anexar os documentos no relatório de sustentabilidade.

Se interessou? Traga sua demanda para discutirmos juntos as oportunidades e definir qual a melhor proposta para o seu negócio. Atuamos com pessoas físicas e jurídicas.

Leia também: Material de Merchandising – como descartar

Entre em contato!

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de