Se em 2022 a sustentabilidade já era uma forte tendência, neste ano, esse é um tema que ficará ainda mais evidente. O número de empresas que levam em consideração questões de ESG no desenvolvimento de produtos e serviços apresentou um avanço de 43%, em 2016, para 73,7% em 2021. Esses dados constam no Relatório de Sustentabilidade, um documento realizado pela Confederação Nacional de Seguradoras (CNseg).
Segundo especialistas do mercado, essas características agregam valor e geram novas oportunidades de negócios. Nesse contexto, elas estão alinhadas com a inovação e cumprimento de normas já oficializadas no setor, como a Circular 666.
A norma, divulgada no ano passado, pela Superintedência de Seguros Privados (SUSEP), estabelece uma série de diretrizes para que as seguradoras cumpram critérios de sustentabilidade. Além do mais, os prazos para que as companhias se adequem às novas regras encerram neste ano.
Com isso, para o planejamento e definição de metas empresariais é essencial saber quais são as iniciativas mais relevantes com potencial de destaque no ano. Quer ficar por dentro de quais são as principais tendências sustentáveis para o setor de seguros em 2023? Então continue acompanhando este post até o fim!
As tendências de sustentabilidade para o setor em 2023
Em diferentes frentes e abordagens, projetos sustentáveis serão os grandes protagonistas do ano. Dentre as opções a seguir, destacamos, mais uma vez, a importância de um bom gerenciamento de resíduos. A Logística Reversa, nossa especialidade, que inclui o processo de Descarte Ecológico, é uma ferramenta indispensável para a consolidação da economia circular e destinação ambientalmente correta de materiais sem uso.
Confira a seguir as principais tendências:
Oficinas sustentáveis
As oficinas geram resíduos que podem contaminar o solo e por isso merecem uma atenção especial. Por isso, as seguradoras devem priorizar o trabalho com parceiros que prezam por ações de responsabilidade ambiental. É o caso do Descarte Ecológico, reutilização de recursos naturais como água e consumo consciente de energia elétrica. Essa é uma prática que contribui diretamemte para o desenvolvimento sustentável e saudável eda sociedade.
Descarte de resíduos e Logística Reversa
Além do suporte ao reparo e a reposição de objetos danificados e cobertos pelo seguro residencial, as seguradoras também devem se responsabilizar pela destinação ambientalmente correta desses itens. A gestão completa de resíduos, que vai desde a coleta, triagem, separação e destinação, está ganhando cada vez mais espaço. Isto traz importância especialmente no âmbito jurídico e de sustentabilidade ambiental.
Finanças sustentáveis
Com a alta demanda de investidores que conciliam retorno financeiro com práticas sustentáveis, alguns instrumentos como títulos green bonds estão sendo criados. Dessa forma, eles vem ganhando cada vez mais espaço por terem como objetivo financiar projetos verdes e de impacto social. Essa é uma das maneiras de contribuir financeiramente com projetos ESG, reforçando o compromisso da companhia com o meio ambiente.
Seguro de Responsabilidade Civil Ambiental
Há uma crescente preocupação com os danos ambientais causados por atividades empresariais, como acontece especialmente na indústria química, metalúrgica e hospitalar. O Seguro de Riscos Ambientais é fundamental para a sustentabilidade nos negócios, especialmente para empresas que atuam com atividades consideradas agressivas ao meio ambiente.
Vamos juntos por um mundo mais sustentável?
Diante de todas as tendências e seus impactos, se ainda restava alguma dúvida da importância de ações sustentáveis nas empresas, certamente não restam mais perguntas. Então, sim, ser uma companhia sustentável já é mais que necessário.
Por fim, nesta etapa de planejamento e definição de metas para o ano, convidamos você a incluir a sustentabilidade nos negócios. Nós podemos te ajudar com isso. Vamos juntos?
Se você gostou deste conteúdo, não deixe de compartilhar com os amigos, com a família e com os colegas de trabalho.