Ao migrar para o mundo digital, muitas editoras se depararam com problemas de readequação, entre eles, como descartar o resíduo editorial. Além da questão ambiental, também se tornou um problema a organização dos espaços físicos e a comunicação com o público jovem. Uma das grandes dificuldades, foi e ainda é, adentrar no mercado sustentável como empresa preocupada com o meio ambiente.
Apesar dos materiais impressos terem sido reduzidos a triagens mínimas, escritórios de editoras ainda geram uma quantidade considerável de resíduo editorial. Principalmente considerando o aumento na demanda digital e necessidade de contratações de novos funcionários.
Reformulações em escritórios, mudanças de layout, readequação de espaços e outras iniciativas similares, necessitam da gestão dos materiais inutilizados. Seja para transferência de endereço, doação ou descarte, os itens devem ser cuidadosamente administrados. E deve ser feito considerando as penalidades aplicadas pelo Ministério do Meio Ambiente às organizações que não se adequam à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Pensando nisso, a Ecoassist desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico para ajudar sua empresa a ser mais sustentável. Continue lendo após o formulário.
Fale Conosco
Como transformar sua editora em empresa sustentável
A primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em sustentabilidade é um espaço verde, cheio de plantas e ecobags. Contudo, o processo de tornar sua empresa mais sustentável, deve começar com repensar os métodos de consumo.
Avalie se compensa mais comprar milhares de copos descartáveis ou presentear os colaboradores com copos comuns para uso na empresa. Recipientes dedicados a separação de lixo, não apenas facilitam no momento do descarte de resíduo editorial como criam uma política de boas práticas na cabeça dos funcionários, incentivando-os a seguir reciclando mesmo fora do ambiente de trabalho.
Considere abrir as persianas para economizar energia e proponha o home office às sextas-feiras para poupar água. Além dos retornos financeiros positivos, sua empresa irá notar uma melhora na reputação, tanto aos olhos dos funcionários, como dos clientes com pensamentos ecológicos.
Com pequenos passos, torna-se simples tornar a sua empresa cada vez mais sustentável e parceira do meio ambiente.
O que fazer com os resíduos sólidos?
Considerando que a sua empresa já atua com todas as soluções sustentáveis apresentadas acima, resta a necessidade de dar a destinação ambientalmente adequada de resíduo editorial. Os resíduos sólidos são todos os itens que podem ser reciclados, como papel, papelão, tecido, espuma, isopor, madeira, metal, vidro, plástico, entre outros.
Quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi estabelecida em 2010, tornou-se obrigação de todas as empresas dar o destino correto a todos os bens pós consumo. O não cumprimento da legislação pode acarretar em multas, perda de licenças ou até mesmo na reclusão do responsável pela empresa.
Assim sendo, a responsabilidade é compartilhada entre empresa, consumidor e funcionário deve funcionar de forma ecológica.
A Ecoassist, presente no mercado de soluções sustentáveis há 11 anos, desenvolveu o sistema de Descarte Ecológico visando propor a melhor saída aos nossos parceiros. Dessa forma a coleta pode ser realizada tanto para pessoas físicas quanto jurídicas em todo o território nacional, desde que o conteúdo seja composto por resíduos sólidos não contaminados classe 2.
Para onde vão os resíduos das editoras?
Os uniformes velhos, documentos sigilosos, materiais promocionais, eletrônicos e outros resíduos sólidos, são retirados do endereço do contratante e transportados até o centro de triagem da Ecoassist. Atuamos com eficiência, garantindo o conforto do cliente, mesmo que os resíduos editoriais estejam localizados em ambientes inóspitos.
Uma vez nos galpões da Ecoassist, todos os materiais são armazenados e tratados aos poucos, passando pelo processo de desmontagem, separação e descaracterização. Essa última etapa é especialmente recomendada para situações em que o conteúdo possa oferecer riscos à imagem da marca, seja por carregar a identidade visual ou conter informações confidenciais.
Depois do processo interno, contamos com parceiros homologados para dar a destinação correta com base em cada tipo de item. O tecido do descarte de uniformes antigos, por exemplo, pode ser inteiramente customizado e ser doado para instituições de caridade que confeccionam roupas para pessoas em situação de rua.
Em casos em que o uniforme não pode ser descaracterizado, realizamos a destruição total das peças, através do método de coprocessamento. Nesta opção, o material se torna energia renovável como combustível para indústria cimenteira.
O que sua editora ganha com isso?
Uma editora que atua com o Descarte Ecológico da Ecoassist, não apenas conquista uma imagem sustentável no mercado, como recebe o Certificado de Destinação Final. O documento facilita a renovação de licenças e ainda pode aumentar o valor de ações, caso a sua empresa tenha capital aberto na Bolsa de Valores.
Para isso, basta anexar o CDF no Relatório de Sustentabilidade.
Entre em contato para saber como o serviço pode beneficiar a sua marca e aumentar o ticket médio de vendas!
Fale Conosco