O mundo está mudando seus hábitos. O objetivo principal de muitos países é reverter os danos causados ao meio ambiente até o momento através de campanhas de conscientização para seus cidadãos. Neste cenário, poucas pessoas entendem, de fato, o que é sucata e a importância deste mercado na luta pela preservação da natureza.
Nós, da Ecoassist, somos especializados na coleta de sucata e destinação ambientalmente adequada, contribuindo ativamente para a economia circular. Entenda como podemos ajudar sua empresa a prosperar neste mercado cada vez mais visado no mundo inteiro.
Fale Conosco
O que é sucata?
Todas as sobras de um processo de produção ou itens inutilizados para sua finalidade principal, pode ser considerado sucata industrial. O lixo eletrônico ou e-lixo, são exemplos fundamentais do que chamamos de sucata eletrônica, uma das categorias mais rentáveis do mercado de sucateiros.
Neste meio, tornou-se bastante comum vender equipamentos eletrônicos velhos para assistências técnicas ou ferros velhos que reutilizam as peças em consertos. Apesar de ser uma forma de reciclagem, o restante dos componentes inutilizados e carcaças, são descartados em aterros sanitários ou abandonados em vias públicas.
Em ambos os casos, os métodos de descarte inviabilizam a reciclagem completa do e-lixo (lixo eletrônico).
Apesar deste tipo de sucata ser valiosa, os materiais seguem sendo vendidos e posteriormente, abandonados. A sucata de informática somente pode passar pelo processo de reciclagem e ser reinserida no ciclo inicial de produção, quando descartada de forma ambientalmente adequada.
Quais os impactos do descarte de sucata de forma inadequada?
Quando falamos de sucata eletrônica, devemos considerar que a principal matéria prima utilizada é o aço. Esse material não possui tempo definido para atingir a decomposição total, causando enorme dano ao meio ambiente.
Para o perfeito funcionamento dos componentes eletrônicos, as peças internas carregam metais pesados, o vidro é temperado e o plástico possui resistência química. Quando em contato com o solo ou lençóis freáticos, esses elementos podem contaminar e comprometer a fauna e a flora como um todo.
Ao serem descartadas em lixo comum, os eletrônicos ocupam espaço em aterros sanitários homologados, impedindo o tratamento adequado aos rejeitos e orgânicos. Pense numa imensa montanha de material valioso abandonado em lixões, contaminando a natureza ao invés de retornarem ao ciclo de consumo como matéria-prima.
Além da sucata de eletrônicos, os eletrodomésticos velhos, móveis, alumínio, ferro, cobre, metal, plástico e sucatas de outros materiais também podem ser destinadas adequadamente.
Descarte de sucata em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados
Presente no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos, nós da Ecoassist, nos comprometemos com a coleta de sucata e destinação ambientalmente adequada junto aos nossos parceiros homologados espalhados por todo o Brasil. O descarte de sucata em BH, por exemplo, também se aplica para outras capitais, como Salvador, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades.
Nosso processo de coleta envolve uma rede de prestadores de serviço em todas as regiões, além de veículos, maquinários e custos envolvendo o tratamento dos resíduos sólidos. Por este motivo, o descarte de sucata com a Ecoassist possui custo.
O valor é calculado com base no volume e localização dos itens, podendo ser gratuito se o contratante possuir um seguro cuja apólice ofereça nossos serviços sustentáveis. Todos os resíduos são coletados no endereço com data marcada, tendo em vista que priorizamos o conforto dos nossos clientes.
A sucata coletada é transportada até o centro de triagem onde recebe o tratamento inicial, envolvendo a desmontagem, separação e descaracterização dos itens. Este passo é primordial para preservar a identidade visual da sua marca. Realizamos a destruição de quaisquer materiais que possam comprometer a imagem da empresa.
O que acontece depois da coleta de sucata?
Depois que compreendemos o que é sucata e qual caminho este material percorre até ser completamente reciclado, você garante a destinação correta através do Descarte Ecológico da Ecoassist.
O plástico, por exemplo, passa pelo processo de trituração até atingir o grau de granulação ideal para reuso em subprodutos. O metal, ferro, vidro e aço, recebem o tratamento térmico até derreterem completamente e retornarem ao ciclo inicial de produção como matéria-prima.
Todos os processos realizados seguem as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos instituída em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente. Ao final dos procedimentos, concedemos ao contratante um Certificado de Destinação Final, atestando o volume e tipo de material destinado.
O documento não apenas serve para renovação de licenças, como também pode ser utilizado para aumento no valor de ações, caso a sua empresa tenha capital aberto na Bolsa de Valores. Para isso, basta anexar o laudo comprobatório do serviço no relatório de sustentabilidade.
Leia também: Guia definitivo da reciclagem
Entre em Contato!