Descarte de Residuos19

Blog

“Sustentabilidade” – a palavra da década

Compartilhe via

sustentabilidade a palavra da decada

O ano está apenas começando e já saíram várias notícias mostrando que o mundo está abraçando a dinâmica da sustentabilidade. Não se pode pretender uma sociedade moderna e socialmente avançada sem a sustentabilidade. Assim, a partir do momento em que a humanidade tomou ciência de que os recursos naturais são finitos e que o risco ambiental do desenvolvimento econômico – que nunca chegou a ser tão preocupante – precisa ser levado a sério, essa palavra, com efeito, tornou-se a palavra da década. O desenvolvimento sustentável, por sua vez, tornou-se o conceito-base para a construção de um novo modelo de desenvolvimento.

Tamanha evidência revela que esses termos possuem um lugar de destaque no cenário de evolução a que chegou a humanidade. E é por essa posição que somos levados a fazer duas perguntas simples, mas relevantes para compreendermos o momento em que vivemos: O que é sustentabilidade?  Como isso se traduz no cotidiano das pessoas?

Fale Conosco

Sustentabilidade significado da palavra

Sustentabilidade significado da palavra: é ‘qualidade ou condição do que é sustentável’, segundo dicionário Aurélio. A partir dessa sentença, podemos perceber certo grau de subjetividade sobre qual seja o significado da palavra “sustentabilidade”. Por isso, as definições têm pequenas variações, sujeitas a quem se propõe a descrevê-las. Etimologicamente, a palavra sustentável vem do latim sustentare, que significa sustentar, apoiar e conservar. 

Usamos o significado da palavra sustentabilidade para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Sustentabilidade Ambiental

A palavra Sustentabilidade ambiental abrange a conservação e a manutenção do meio ambiente.

Importante notar que, para que a sustentabilidade ambiental seja efetivada, as pessoas devem estar em harmonia com o meio ambiente, para obterem melhoria na qualidade de vida.

O objetivo é que os interesses das gerações futuras não estejam comprometidos pela satisfação das necessidades da geração atual.

Sustentabilidade Social

Sugere a igualdade dos indivíduos, baseado no bem estar da população, principalmente no meio urbano. Saiba mais sobre a importância da sustentabilidade no meio urbano.

Para isso, é necessária a participação da população, com intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde.

Sustentabilidade Empresarial

Atualmente, muitas estratégias de responsabilidade social de empresas estão pautadas na sustentabilidade.

Produtos e ações sustentáveis na área empresarial ganham destaque e o gosto dos consumidores. As pessoas estão cada vez mais conscientes do peso ecológico e social de suas escolhas.

Nesse caso, a empresa possui uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais. Além de fundamentada na preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Leia também: 9 Dicas de Projetos de Sustentabilidade para sua Empresa

Sustentabilidade Econômica

É fundamentada em um modelo de gestão sustentável. Isso implica na gestão adequada dos recursos naturais, que objetivam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhoria da distribuição de renda.

Em resumo, corresponde à capacidade de produção, de distribuição e de utilização das riquezas produzidas pelo homem, buscando uma justa distribuição de renda.

Como isso se traduz no cotidiano das pessoas?

De uma maneira geral, podemos dizer que ser sustentável inclui as preocupações sobre como a humanidade continuará se desenvolvendo, frente a uma dependência vital por recursos naturais, por sua vez esgotáveis, nem sempre renováveis e, em muitos casos, insuficientes para atender tamanha demanda para a produção de bens de consumo. É preciso ponderar também que o progresso tecnológico e científico não se traduz plenamente em desenvolvimento humano.

Onde quer que a palavra sustentabilidade seja evocada abre-se um espaço, uma oportunidade para se pensar sobre os caminhos viáveis para a humanidade. A ideia da sustentabilidade nos convida a rever conceitos e convicções, nos chama a repensar o nosso viver e a dar significado a ele, atribuindo-lhe verdadeiro sentido.

A Ecoassist te convida a pensar sobre um mundo sustentável, e a rever atitudes, até mesmo mudanças de hábitos, para que possamos caminhar juntos em direção a uma vida mais sustentável, para darmos nossas singelas contribuições para o surgimento de uma sociedade cada vez mais humana.

Gostou deste conteúdo? Confira também: O que são os ODS: entenda mais sobre

Fale Conosco

Compartilhe via

Acompanhe todas as Novidades da Ecoassist

Muitas vezes o descarte correto de pilhas e baterias é um desafio para as empresas, mas

Muitas pessoas ainda não sabem, mas descartar sofá velho irregularmente é caracterizado pela constituição como crime

Dicas para reduzir o consumo de energia elétrica com eletrodomésticos. Sabemos que os eletrodomésticos são a

Embora nem todos saibam diferenciar este produto, é importante conhecer melhor sobre o destino correto de