Criar um plano para gerenciar resíduos de hotéis se tornou lei para estabelecimentos de todos os tamanhos, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A medida foi tomada com o objetivo de reduzir os impactos causados pelo lixo no Brasil, uma vez que somente 3% do lixo gerado no país é destinado à reciclagem.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para hotéis (PGRS) é obrigatório para obtenção de alvará de funcionamento e no processo de licenciamento ambiental. Esse documento se chama Certificado de Destinação Final e é concedido pela Ecoassist, após a conclusão do Descarte Ecológico do material hoteleiro.
O certificado conta com a especificação técnica do manejo, acondicionamento, tratamento e destinação final de todo o material coletado no hotel.
Fale Conosco
Como funciona o descarte de resíduos hoteleiros?
A alta rotatividade de hóspedes e o uso contínuo de alguns objetos, causam a necessidade de substituí-los e descartar os antigos de forma adequada. Em hotéis, o descarte de itens como roupa de cama, colchões, travesseiros e toalhas de banho ou rosto, por exemplo, deve ser feito sempre ao menor sinal de desgaste.
No entanto, os resíduos têxteis não são os únicos a serem gerenciados em um hotel. Todo e qualquer item utilizado nas dependências do local, devem ser manejados por prestadores de serviço adequados e autorizados. Frigobares, tapeçaria, secadores de cabelo e outros materiais, também devem ser descartados de forma consciente.
Demandas assim, são facilmente realizadas pelo time de Descarte ecológico da Ecoassist, presente em todo o Brasil e disponível para hotéis, pousadas, hostels e estadias de todos os portes.
O orçamento é realizado via canais de atendimento, com valores que variam de acordo com a quantidade de itens e localização dos materiais a serem coletados. Atuamos com agendamentos flexíveis e datas da escolha do contratante. Após a retiradas dos resíduos, transportamos até o centro de triagem para separação, desmontagem, descaracterização e por fim, enviamos às destinadoras correspondentes.
Atuamos com a coleta e descarte de resíduos sólidos no geral, como:
- Camas de solteiro, casal, queen e king;
- Roupas de cama, toalhas de banho e rosto;
- Tapeçarias e cortinas;
- Colchões, sofás, poltronas e cadeiras;
- Armários, guarda-roupas, cômodas, estantes e racks;
- Televisores, interfones, telefones e câmeras;
- Condicionadores de ar e eletrodomésticos no geral.
Desmobilização de hotéis
Ainda com a ideia de sugerir soluções sustentáveis para todos os momentos do seu negócio, a Ecoassist estendeu o serviço de Desmobilização também para hotéis.
Normalmente solicitado por lojas ou empresas, a desmobilização de hotéis consiste na desmontagem de ambientes completos que necessitam de mudanças, pequenas reformas ou encerramento das atividades.
Os móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, têxteis e decorações coletados no processo, são embalados e transportados até um local de escolha do contratante. Nesta opção, elaboramos um inventário com os itens manejados durante a prestação de serviço e concedemos um relatório completo das atividades exercidas.
No caso do Descarte Ecológico dos objetos retirados durante a readequação de espaços do hotel, transportamos o material até o centro de triagem para gerenciamento e destinação final. Após a conclusão, concedemos um Certificado de Destinação Final que comprova o cumprimento da PNRS.
Entre em contato agora mesmo para maiores informações sobre como gerenciar resíduos de hotéis!