Com os novos trabalhos híbridos ou em home office total, grande parte das empresas substituíram os antigos computadores desktops (de mesa), por notebooks (portáteis). Assim, a troca em massa gerou um enorme volume de lixo eletrônico amontoado em ambientes corporativos.
Da mesma forma que o novo normal afetou os sistemas de trabalho, também contribuiu com a redução de escritórios. Segundo um levantamento realizado pela ISE Business School, cerca de 80% dos gestores pretendem estender o modelo de trabalho remoto para os próximos anos. Dessa forma, as grandes estruturas comerciais tornam-se obsoletas.
Dentro da nova realidade, nos questionamos para onde vai todo o lixo eletrônico gerado pela desconstrução de escritórios.
Fale Conosco
De onde vem o lixo eletrônico das empresas?
No século da informação, qualquer empresa consignada no mercado, utiliza ferramentas tecnológicas para desenvolver produtos ou serviços. Em qualquer escritório do mundo, é possível encontrar ao menos um computador velho, uma impressora multifuncional, telefones, fios, baterias, e demais eletrônicos essenciais.
Ao encerrar as atividades ou estruturar o sistema de trabalho para home office, os colaboradores passaram a utilizar somente um laptop, carregador e celular, fazendo com que os demais objetos permaneçam fora de uso.
Diante do cenário atual, compreendemos quais são os objetos que, de fato, são necessários no dia-a-dia e quais são facilmente dispensáveis. É o caso dos computadores antigos de mesa, utilizados em larga escala desde call centers até multinacionais. A substituição desses modelos por versões portáteis, forçou o descarte em massa de lixo eletrônico.
Para onde o resíduo eletrônico vai?
Na tentativa de conter custos, empresas antes com escritórios enormes, reduziram as instalações para salas de reuniões, enquanto todo o quadro de colaboradores atua de forma remota, comparecendo no endereço corporativo somente quando necessário. Dessa forma, o grande volume de eletrônicos obsoletos foram transportados para pequenos depósitos e abandonados por tempo indeterminado.
Tendo em vista que a obsolescência programada força atualizações de softwares e sistemas, a possibilidade de reutilização desses equipamentos são quase nulas.
Em alguns casos, têm havido o descarte de lixo eletrônico em larga escala. No entanto, o abandono de resíduos sólidos de forma inadequada é considerado crime ambiental, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Quando descartado de forma indevida, o lixo eletrônico pode comprometer a saúde humana ao contaminar o solo e lençóis freáticos. Isso ocorre porque um de seus componentes é o mercúrio, capaz de provocar graves danos ao sistema nervoso quando inalado acidentalmente. Outros metais pesados presentes são igualmente nocivos ao meio ambiente.
Como descartar e reciclar lixo eletrônico?
Compostos por aço, ferro, vidro e plástico, a reciclagem de computadores usados, por exemplo, pode ser realizada de forma integral. Enquanto o ferro e vidro passam pelo processo de derretimento e retornam ao ciclo inicial de produção como matéria prima, o plástico é triturado até o ponto de granulação ideal para reuso, dando vida à novos produtos reciclados.
Para o processo de reciclagem ocorrer de forma correta, é necessário escolher uma empresa especializada em Descarte Ecológico, como a Ecoassist. Além de garantir a descaracterização em itens com marca registrada, realizamos a coleta de lixo eletrônico de empresas de todos os portes, em qualquer lugar do Brasil.
Todo o material é transportado até o centro de triagem, onde passam pelo processo inicial de desmontagem, descaracterização e separação por tipos de matérias-primas. Os componentes químicos são tratados por profissionais altamente capacitados e treinados, garantindo total reaproveitamento ou destinação ambientalmente adequada.
Atuando ainda com empresas em readequação de espaços, disponibilizamos o serviço de Desmobilização de Escritórios ou ambientes comerciais. Esse sistema inclui desmontagem de mobiliário corporativo, embalagem, transporte e descarte.
Benefícios do Descarte Ecológico da Ecoassist
Ao final do processo de Descarte Ecológico, concedemos um certificado que atesta que a lei foi cumprida, bem como tipo e quantidade de itens destinados de forma correta.
Caso sua empresa esteja cadastrada na bolsa de valores, poderá utilizar o Certificado de Destinação Final no relatório de sustentabilidade e obter aumento no valor das ações. O documento registra o volume e tipo de material descartado, facilitando inclusive a renovação de licenças para o seu negócio.
Além disso, o descarte de eletrônicos possui o apelo sustentável necessário buscado pela nova geração de consumidores, que preferem pagar um pouco mais por produtos e serviços de empresas com viés ecológico.
O serviço de Descarte Ecológico da Ecoassist, foi construído com base em três pilares:
- Ambiental: fornecendo a destinação adequada aos resíduos sólidos;
- Social: possibilitando a doação de bens em boas condições que não comprometam a imagem da marca, caso o contratante concorde;
- Econômico: garantindo acessibilidade para pessoas físicas ou empresas de todos os portes, uma vez que a cotação é realizada com base no volume e localização dos itens.
Saiba mais entrando em contato através dos nossos meios de contato ou preenchendo o formulário abaixo!
Leia também: Logística Reversa – como sua empresa e seu cliente são beneficiados