Em meio à geração substancial de resíduos sólidos, móveis e eletroeletrônicos, não menos importante, há também a produção crescente de resíduos têxteis. O fato é que, devido às sobras derivadas de produções da empresa têxtil, como roupas velhas ou que não servem mais, bem como lençóis, capas para almofadas, dentre outros produtos de uso domiciliar e/ou pessoal surge um novo problema. Afinal, como fazer o descarte de resíduos têxteis? Para onde enviá-los?
Neste post, você verá:
- A produção de resíduos têxteis;
- Como fazer o descarte de resíduos têxteis corretamente;
- Motivos para fazer o descarte ecológico de resíduos têxteis.
Então, vamos lá?
Fale Conosco
A produção de resíduos têxteis
No Brasil, de acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, estima-se que são produzidas 170 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente.
No entanto, a parcela descartada de forma adequada é menor do que a metade de resíduos produzidos, sendo de 40%. Assim, os outros 60% dos tecidos que poderiam, por exemplo, ter sua matéria-prima reutilizada acabam em aterros sanitários, indústrias de cimento ou sendo utilizados em fundições para queima.
Sob o mesmo ponto de vista, com relação à indústria têxtil em 2020, industriais esperam o aumento da demanda, das exportações, da compra de matérias-primas e do número de empregados nos próximos seis meses no Brasil, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Ou seja, além do crescimento denso nos últimos anos, a previsão é de que as performances das empresas do ramo continuem no mesmo ritmo.
Dessa forma, após o corte, a produção ou a finalização dos produtos, seja por erros de fabricação ou pelos retalhos que sobram das peças, grande parte desses resíduos acabam sendo descartados em lixo comum. Os tecidos, linhas e malhas que ficam para o descarte têm seus riscos, inclusive, podendo entupir bueiros, impermeabilizar o solo, ou poluir o ar quando queimados.
Em suma, o descarte de resíduos têxteis torna-se uma tarefa importante. Além disso, manter hábitos e promover ações sustentáveis traz uma imagem positiva para sua organização!
Saiba mais sobre Marketing Verde aqui.
Como fazer o descarte de resíduos têxteis corretamente
Antes de mais nada, vale ressaltar que o incorreto descarte de resíduos têxteis é considerado crime ambiental, de acordo com a Lei nº 12.305/2010. Mais especificamente, os danos que o descarte de tecidos através do lixo comum pode acarretar, são: mudanças climáticas, poluição química e efeitos prejudiciais à saúde humana (em caso de incineração), devido às tinturas e outros químicos adicionados aos tecidos.
Assim sendo, caso você ou sua empresa esteja precisando descartar resíduos têxteis, já decidiu o melhor destino? Separamos 4 alternativas ecologicamente corretas para ajudar na escolha. Confira a seguir.
1. Reciclagem
Primeiramente, uma das opções de destinação é a reciclagem. Uma vez que, durante o processo de reciclagem os tecidos serão transformados em fios, ou seja, sofrerão a desfibrilação, os mesmos poderão ser reutilizados como matéria-prima para novas fabricações.
Todavia, embora a reciclagem seja um processo muito conhecido, há poucas iniciativas relacionadas ao descarte de resíduos têxteis no Brasil ainda. Considera-se um processo trabalhoso e no qual muitos postos de resíduos não oferecem a opção de reciclagem para estes.
2. Descarte ecológico de tecidos
Por outro lado, uma prática que vem crescendo é o Descarte Ecológico. Ao entrar em contato com uma empresa especializada, você poderá fazer o descarte de resíduos têxteis de maneira muito prática.
Até mesmo porque, com essa solução você agenda previamente a retirada do material da sua residência ou empresa e apenas precisa esperar que venham ao local e na data combinados. Dessa forma, a empresa contratada cuidará de todo o manuseio e descarte ambientalmente correto, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
3. Logística Reversa
De acordo com o sistema de Logística Reversa, empresas também são responsáveis pelo pós-consumo de seus produtos. Tanto que muitas possuem pontos de coleta, onde você pode fazer o descarte de resíduos têxteis de forma consciente e sustentável.
A exemplificar, a cadeia internacional das lojas C&A possui o projeto Movimento Reciclo, no qual o cliente deposita suas roupas (da loja ou de outra marca) em caixas de coletas dentro das lojas.
4. Doação
Por fim, uma alternativa que também pode ser adotada para o descarte consciente de resíduos têxteis é a doação para ONGs. Sem dúvida, elas farão bom uso do material, pois diversas utilizam os retalhos para a criação de artesanatos e, no caso de roupas, certo é que há muitos necessitando.
Essa contribuição ajuda na geração de valores para uma sociedade mais justa e igualitária!
Mas afinal, por que fazer o correto descarte de resíduos têxteis?
De fato, não fazer o descarte de tecidos de forma correta pode acarretar em prejuízos tanto à sua empresa quanto à sustentabilidade. O tratamento correto de tecidos deve ser levado a sério, pois, devido à grande produção desses, pouco a pouco os resultados negativos vão aparecendo.
Ao mesmo tempo, esse tipo de resíduo poderia ser reutilizado em outras atividades, como em artesanatos, minimizando os riscos e o comprometimento do meio ambiente.
Reflita sobre a importância do correto descarte de resíduos têxteis e solicite um orçamento com a Ecoassist. Entre em contato conosco através do e-mail comercial@ecoassist.com.br ou do número de telefone 0800 326 1000 e faça seu agendamento!
Acompanhe-nos no Instagram e LinkedIn
Fale Conosco