Um condomínio comercial lida com toneladas de resíduos sólidos mensalmente. Isso, considerando que todas as lojas presentes no espaço geram embalagens, sobras, restos de materiais, uniformes velhos, entre outros.
Conforme aponta a Lei Nº 12.305/10, a responsabilidade compartilhada pela gestão de resíduos sólidos engloba importadores, fabricantes, distribuidores, comerciantes, consumidores e prestadores. Além do mais, a destinação final dos bens pós consumo deve ser realizada de forma ecologicamente correta – até mesmo daqueles encontrados em condomínio comerciais.
A Ecoassist está presente no mercado de soluções sustentáveis há 12 anos e pode ajudar o seu condomínio comercial a se adequar à legislação. Entenda como!
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O que é um condomínio comercial e quais os resíduos gerados?
O condomínio comercial pode ser entendido como uma estrutura com mais de um dono. Isto é, um único espaço subdividido para outros sócios que podem utilizar por conta própria ou locar pontos para fins mercatórios à terceiros.
Nesse sentido, um estilo comum de condomínio comercial gerador de grandes quantidades de resíduos, são os shoppings centers. Com inúmeras lojas, restaurantes, mercados e outros negócios em suas dependências, os edifícios comerciais deste tipo costumam contratar serviços de coleta de resíduos para condomínios.
Neste meio de materiais gerados, as embalagens são as maiores ofensoras do meio ambiente, considerando o uso desenfreado para comercialização de produtos. Tanto caixas de papelão, plástico comum, plástico bolha, madeira e papéis, são itens inteiramente recicláveis quando descartados de forma correta.
Apesar das iniciativas de separação de lixo reciclável do comum, muitos condomínios ainda enfrentam problemas no gerenciamento dos resíduos, incluindo a destinação adequada. Por isso, a Ecoassist estendeu o serviço de Descarte Ecológico como assinatura periódica, onde condomínios e empresas diversas podem contratar a coleta seletiva com gerenciamento garantido.
Como seus clientes enxergam o Descarte Ecológico?
Ao anunciar um espaço para locação em seu condomínio comercial, a possibilidade de ter um serviço adequado de gerenciamento de resíduos, pode ser um critério de escolha para o locatário. Em casos de lojas oriundas de empresas com viés sustentável, encontrar uma infraestrutura com as mesmas preocupações pode ser um grande diferencial.
Os consumidores finais, ou seja, as pessoas que consomem produtos e serviços das lojas, também são afetados diretamente pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Quando existe a consciência de consumo, é padrão que o cliente final prefira comprar ou contratar lojas ecológicas. Neste cenário, quanto melhor o sistema de gerenciamento de resíduos, maior as chances de aumentar o ticket médio de vendas e atrair mais compradores.
Pesquisas realizadas pela KPMG, em 2020, por exemplo, apontam que grande parte dos novos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis, mesmo que para isso seja necessário investir um valor maior. Assim sendo, ao optar pelo serviço de descarte de resíduos condominiais da Ecoassist, você garante a inovação e diferencial para atrair novos clientes.
Como funciona o descarte de resíduos para condomínio comercial?
Com atendimento em todo o Brasil e personalizado para cada tipo de demanda, contamos com parceiros homologados que dedicam suas atividades ao tratamento e destinação dos resíduos coletados. Sendo assim, ao receber todo o material do condomínio comercial, se inicia o processo logístico e de descaracterização do material. Ele é realizado por uma rede de prestadores que se comprometem a priorizar o conforto do contratante.
O custo da coleta, transporte, gerenciamento, tratamento e destinação, é calculado com base no volume e localização dos itens. Contudo, caso sua empresa ou condomínio conte com um seguro, a coleta poderá ser gratuita. Consulte sua apólice.
Além disso, contamos com uma agenda flexível, garantindo a escolha de horários de coleta de acordo com a disponibilidade do contratante. Por outro lado, cuidamos do carregamento do material para o caminhão, mesmo em casos de entulho ou móveis de escritório.
Em casos de desmobilizações empresarial, cuidamos da desmontagem de móveis e ambientes completos, devolvendo o formato do layout original. Neste tipo de demanda, oferecemos opções de transferência do material para um novo endereço ou o processo de descarte ecológico comum.
Em todos os casos, concedemos toda a documentação necessária, garantindo que a sua empresa atuou em conformidade com a lei.
Como o CDF para condomínio comercial ajuda sua empresa a lucrar mais?
Um dos documentos concedidos após a prestação de serviço de Descarte Ecológico para condomínio comercial, é o Certificado de Destinação Final. O CDF ajuda seu empreendimento a renovar licenças, garante o apelo sustentável aos possíveis clientes conscientes e ainda, ajuda a aumentar o valor de ações de empresas com capital aberto.
Nesta opção, basta incluir o certificado em conjunto com o laudo comprobatório no Relatório de Sustentabilidade, atestando que a lei foi cumprida e sua empresa possui preocupações com o meio ambiente.
Trabalhamos com as mais diversas demandas, atuando em território nacional para atender pessoas físicas e jurídicas. Traga a sua proposta para alinharmos a melhor forma de concluir seu projeto de necessidade.