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Gerencie corretamente o descarte de achados e perdidos do seu hotel

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Qualquer organização que lide com o público, necessita dispor de um sistema de descarte de Achados e Perdidos para gerenciar objetos adequadamente. Dessa forma, os respectivos donos, poderão resgatar seus pertences de maneira eficiente e sem transtornos.

Em caso de hotéis, recomenda-se o armazenamento de objetos perdidos pelo tempo mínimo de 30 dias, variando de acordo com a política de cada estabelecimento. Ao fim do prazo estabelecido, o material é normalmente doado ou descartado no lixo comum.

Além de possibilitar o uso indevido por terceiros, o descarte incorreto de objetos do Achados e Perdidos pode causar grandes impactos negativos ao meio ambiente. Assim como outros resíduos, os itens devem receber a destinação ambientalmente adequada, conforme aponta a Lei Nº 12.305 de 2010 (PNRS).

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Como fazer o descarte dos achados e perdidos em hotéis?

Ao longo do período de estadia em um hotel, é comum que hóspedes se esqueçam ou percam objetos diversos, desde roupas, cosméticos, produtos de higiene e outros itens. Ao ser encontrado por um funcionário, o bem passa a ser responsabilidade do estabelecimento.

Segundo o Manual de Conduta Hoteleira, o prazo mínimo para um hotel armazenar objetos perdidos é de 30 dias, e no máximo, 90 dias. O tempo pode ser estendido de acordo com a política interna de cada negócio. Ao final do período estipulado, caso a parte interessada não busque seus pertences, os itens podem ser doados ou jogados no lixo.

Em casos de doações, é importante checar o estado dos produtos antes de direcionar aos beneficiários. Cosméticos, medicamentos, itens de higiene pessoal ou peças íntimas não devem ser doados por conta do risco de contaminação de terceiros. Em situações assim, o estabelecimento deve descartar de maneira consciente, através da coleta seletiva ou cooperativas parceiras.

Riscos do descarte indevido de objetos perdidos por hóspedes

Assim como a doação de alguns itens para terceiros pode provocar problemas de saúde, intoxicação e até mesmo o óbito pelo consumo incorreto, o descarte no lixo comum pode provocar as mesmas adversidades no meio ambiente.

Ao descartar roupas, plásticos, cosméticos, vidro ou outros objetos pós-consumo no lixo comum, o material é destinado para aterros sanitários especializados em gerenciamento de rejeitos e orgânicos. Resíduos sólidos, por outro lado, devem ser manuseados conforme cada componente, seja reciclagem, reaproveitamento ou co-processamento.

No aterro sanitário, os resíduos contaminam o solo e lençóis freáticos, contribuindo ativamente com o comprometimento dos recursos naturais. 

Para evitar a poluição e reduzir a geração de lixo no Brasil, conte com a Ecoassist, empresa especializada no gerenciamento de resíduos sólidos em todo o território nacional.

Como ocorre a coleta de resíduos de hotéis e o descarte de objetos de achados e perdidos?

Além da coleta de objetos encontrados, como mostramos acima, atuamos com o descarte de resíduos sólidos no geral. Roupas de cama usadas, frigobar quebrado, tapeçaria, toalhas de banho e rosto, eletrônicos e demais itens produzidos no dia-a-dia de hotéis. 

O agendamento da retirada pode ser realizado via canais de atendimento, com escolha de período conforme disponibilidade do contratante. Nossa equipe de profissionais comparece no local indicado, realiza a coleta e transporta o material até o centro de triagem para desmontagem e separação.

Cada componente é manuseado de forma correspondente à sua matéria-prima. O plástico, por exemplo, passa pelo processo de trituração até atingir o ponto ideal de granulação para reciclagem. O tecido pode ser reciclado da mesma forma, ou seguir para o co-processamento.

Resíduos de pós-consumo, como embalagens de cosméticos, medicamentos ou produtos de higiene, por exemplo, são direcionados para empresas destinadoras. Em grande parte, os componentes tratados retornam ao ciclo inicial de produção como matéria prima, evitando assim, o esgotamento dos recursos para novas extrações da natureza.

O que acontece depois da destinação dos achados e perdidos?

Depois de todo o processo de retirada, transporte, triagem, desmontagem, separação e destinação dos itens coletados, concedemos ao seu hotel um Certificado de Destinação Final. Além de comprovar que a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi acatada, o documento pode ser utilizado na renovação de licenças do seu negócio.

Contendo informações sobre volume e tipo de material destinado, o atestado pode ainda aumentar o valor das ações na bolsa de valores, quando anexado ao relatório de sustentabilidade da sua empresa. 

Em resumo, o Descarte Ecológico não apenas garante a destinação adequada dos resíduos do seu hotel, como promove a imagem de um hotel sustentável à sua marca. A proposta é o apelo inovador que os hóspedes buscam ao fechar suas reservas. 

Conte com a Ecoassist para serviços de Desmobilização de Hotéis também! Em caso de mudanças de layout ou readequação de espaços, atuamos com a desmontagem, transporte e destinação de móveis. Além disso, incluímos restos de obra e entulho ensacado na lista de itens coletados.

Entre em contato para saber mais!

Leia também: Logística Reversa – como sua empresa e seu cliente são beneficiados

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